COMPARTILHE
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu nesta terça-feira (29), em Washington (EUA), com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn. Na pauta, o investimento de R$ 700 milhões para a realização de ações de Segurança Pública na cidade e o desenvolvimento do Programa Vida Nova no Morro cujo objetivo é promover ações de urbanização e melhorias habitacionais em comunidades e bairros.
Leia mais: Estacionamento rotativo em Niterói: novos valores, taxas e multas; veja o que muda
– O Vida Nova no Morro será um marco na política urbana de Niterói. O programa prevê urbanização com inclusão social, dignidade habitacional e resiliência climática, com o objetivo de transformar a vida daqueles que mais precisam, integrando ações de prevenção à violência urbana – explicou Rodrigo Neves.
Segundo ele, “apesar de Niterói ser referência nacional em desenvolvimento humano, a cidade precisa superar desigualdades, propondo uma nova forma de intervenção urbana”.
De acordo com a prefeitura, o presidente do BID afirmou que o Programa Vida Nova no Morro “está alinhado ao foco da entidade, voltado para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas na qualidade de vida da população, principalmente dos mais vulneráveis”.
– É muito bom ver um município ter a responsabilidade de trabalhar esses temas fundamentais, dando qualidade de vida e dignidade para as pessoas – afirmou Ilan Goldfajn.
Rodrigo Neves informou que essa ação de cooperação está sendo desenvolvida em parceria com o Ministério do Planejamento, como prevê a legislação brasileira.
– Já conversei com a ministra Simone Tebet, que demonstrou total apoio aos nossos projetos. Ela está ciente da importância dessas obras e projetos para a segurança e qualidade de vida dos niteroienses – afirmou o prefeito que estava acompanhado do procurador-geral do Município, Técio Lins e Silva.
O Vida Nova no Morro prevê a realização de bras de drenagem, pavimentação, contenção de encostas, além de melhorias habitacionais e o projeto Arquiteto de Família. O programa prevê ainda a criação de equipamentos como o Galpão das Oportunidades e o Centro de Formação Popular Vida Nova.
Também haverá ações para o fortalecimento da economia solidária e criativa, formação de Agentes Vida Nova de Cuidados Comunitários e iniciativas culturais permanentes para valorização da identidade local.
Mercocidades
Rodrigo Neves, também tratou com o BID sobre assuntos ligados à Mercocidades, entidade que presidirá a partir de dezembro.
– Falamos sobre a importância de estreitar a relação do Banco com as cidades latino-americanas, que precisam de recursos para investimentos, inclusive em serviços básicos – disse Neves, ao lado do atual presidente da Mercocidades, Fernando Gray, prefeito de Esteban Echeverría, na região metropolitana de Buenos Aires.
COMPARTILHE