COMPARTILHE
O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou, nesta segunda-feira (23), a equipe que integrará a Secretaria Municipal de Ordem Pública e Segurança. O secretário será Gilson Chagas e Alberto Kopittke atuará como consultor da pasta.
Neves também criou um cargo de consultor para a secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, a ser ocupado por Sérgio Magalhães.
Leia mais: Bira Marques é mantido como secretário de Educação
Gilson Chagas nos últimos anos atuou na Coordenadoria Geral de Segurança Pública do Ministério Público do Estado, ele é ex-comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar e ex-secretário de Ordem Pública de Niterói. Já Alberto Kopittke é doutor em Criminologia, autor do livro ‘Segurança Pública Baseada em Evidências’ e vai ser o consultor da Prefeitura para a área de Segurança Pública.
– Nós fizemos nos últimos anos uma transformação positiva nas estruturas de ordem pública de Niterói com a valorização da Guarda Municipal em um programa que foi o maior programa de transformação dos guardas municipais do país. Realizamos concursos, investimos em equipamentos, construímos uma nova sede, implantamos o CISP, criamos e financiamos o Niterói Presente. Sabemos que precisamos avançar e a chegada do secretário Gilson Chagas representa isso. É muito importante, diante dos novos desafios de integração das forças de segurança, o combate às milícias e a criminalidade, no sentido de avançarmos com novas tecnologias para a área da segurança pública e uma segunda geração de programas de prevenção à violência urbana – afirmou Neves.
Segundo ele, será implantado “logo no início do governo” o programa Calçada Livre para remover obstáculos e “tornar mais acessíveis as calçadas”. Além disso, informou, junto com a Secretaria de Conservação, será promovido o “Programa caça-fios”, que tem como objetivo “retirar os fios inúteis dos postes e melhorar o aspecto da urbanidade e ordem”.
Em parceria com a secretaria de Assistência Social, a ideia do prefeito eleito é ter uma “ação humana e firme” de atenção à população em situação de rua para “garantir ao cidadão uma cidade ordenada, segura e com qualidade de vida”.
COMPARTILHE