Confiante e com vontade de celebrar. É nesse clima que o sócio e cervejeiro da Búzios, Luiz Rogério, se prepara para comemorar os 14 anos da marca. A festa, no próximo dia 16, será na própria cervejaria, inaugurada há dois anos, na cidade que homenageia.
Em esquema open bar, o público terá à disposição mais de dez estilos de cervejas. Para marcar a data, a Búzios trouxe de volta a Bravíssima, uma Imperial Ipa criada para comemorar os dez anos da cervejaria – feita com dez tipos de maltes, dez lúpulos diferentes, com 10% de teor alcoólico e 100 unidades de amargor (IBU).
Ainda para a festa foi feita uma nova versão da Armação, uma Bohemian Pilsener, rótulo preferido de Luiz Rogério, mas que não era produzido há dois anos. A fábrica da cervejaria está localizada no bairro Aretê, que dá nome à Session IPA da marca e também ganhou uma produção recente para abastecer a festa.
Passada as comemorações, os trabalhos se voltam para a expansão da cervejaria e criação de uma nova linha de cervejas maturadas em barris.
– Vamos fazer cerveja de guarda. Já fica de preparativo para debutar, para nossa festa de 15 anos, que vai ter valsa e tudo – brinca Luiz Rogério.
Com a Marina de Búzios de um lado e um biergarten com capacidade para cem pessoas voltado para o canal, a fábrica ocupa uma área de 2.500 m². Desse total, cerca de 400 m² são destinados à produção cuja capacidade atual, na parte quente, é de 300 mil litros. Já a de adega é de 40 mil litros que Luiz Rogério pretende dobrar, em 2025, graças a novos fermentadores que estão para chegar ao local.
Segundo ele, o movimento da fábrica (cuja construção começou em plena pandemia do Coronavírus) “superou as expectativas”. A aproximação da marca com a cidade e seus moradores também. Existem planos de lançamento de franquias à vista.
– A gente percebe que o Brasil está crescendo, o emprego está aumentando e o PIB dá sinais positivos. A inflação ainda é baixa. Vemos o país positivo. Chato é o pessimismo do mercado financeiro, mas a expectativa é de um período de ciclo virtuoso até longo. Isso se reflete na renda e no consumo. Estamos confiantes. Dá vontade de celebrar – disse ele que tem como sócia no negócio sua esposa, Vera Rodrigues.
No Rio
A confiança do “casal Búzios” passa pelo Rio de Janeiro e a nova Choperia Cotovelo. O futuro estabelecimento resulta da união das cervejarias Búzios e Tio Ruy com o dono de restaurantes Raphael Vidal. A iniciativa faz parte do projeto de revitalização da tradicional Rua da Carioca que será transformada em Rua da Cerveja, com a inauguração de vários brewpubs.
A Cotovelo será uma choperia temática que vai reproduzir o ambiente do Rio de Janeiro do início do século 20. Vai funcionar em um prédio tombado (como a maioria da rua) cujas obras Luiz Rogério acredita que ficam prontas em dezembro.
– Com sorte, inauguramos para o Natal ou meados de janeiro. Fazer obra em prédio tombado dá um trabalho gigantesco. Vou levar para lá uma fábrica piloto que eu tinha. Na Cotovelo, vamos produzir cerca de 10% do que será servido lá. O restante do abastecimento virá de Búzios – contou.
Serviço
Festa de 14 anos da cervejaria Búzios
Data: 16 de novembro
Horário: das 16h às 23h
Local: Av. Angélicas n. 0, lote 12, quadra 68 – Antiga Rua do Canal, 0, bairro Aretê, em Búzios
Esquema Open Bar com copo exclusivo do evento
Música ao vivo
Beer Tour
Ingressos: R$175
Leia mais: Vírus Bier inaugura a Rua da Cerveja no Rio