23 de novembro

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Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
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Espanhola Estrella Galicia refaz sua rota de atuação no Brasil

Rodrigo Sawamura, responsável pelo departamento de Cultura Cervejeira da Estrella Galicia no Brasil

O ditado brasileiro diz: “cresça e apareça”. Porém, a cervejaria espanhola Estrella Galicia prefere o lema “apareça e cresça” como uma espécie de síntese para a sua nova fase de atuação no Brasil. Para “aparecer”, fez sua estreia na edição 2024 do Mondial de là Biere, três anos após sua chegada no país com mais força – sim, porque a marca opera no Brasil desde 2009.

A estreia este ano não foi por acaso. Coincide com o fato do evento ter como patrocinador oficial a Cerveja Therezópolis, que faz parte do sistema Coca-Cola. Foi justamente após comprar a marca, em 2021, que a Coca-Cola FEMSA passou a fazer “as honras” para Estrella Galícia, no Brasil, como distribuidora da marca.

– O mundo da cerveja é muito competitivo. Por conta da parceria com a Coca-Cola, achamos que “estava ganho” e não foi bem assim. O potencial da Coca-Cola foi superestimado – afirmou Rodrigo Sawamura, responsável pelo departamento de Cultura Cervejeira da Estrella Galicia no Brasil, em entrevista exclusiva para Lupulinário, feita no Mondial de là Biere.

Em 2021, fazia parte da “expectativa” da marca espanhola, no país, a expansão do portfólio e a construção de uma fábrica – um sonho acalentado desde 2017. Executivos da marca chegaram a anunciar dia, hora, local e montante do investimento na fábrica que seria a primeira unidade da Estrella Galicia fora da Espanha.

A “realidade”, porém, fez com que um freio fosse puxado:

– O projeto da fábrica em Araraquara (SP) está congelado. O terreno continua sendo nosso. Já devolvemos todos os incentivos que recebemos para a construção da fábrica na cidade – informou Sawamura.

O que chegou a ser anunciado pela cervejaria: inicialmente, a fábrica seria em Poços de Caldas (MG); ao “mudar” para Araraquaria, tinha como início de construção previsto para 2025, em uma área de cerca de 250 mil metros quadrados; um projeto que receberia R$ 2 bilhões em investimentos com capacidade de produção de até 1,5 bilhão de litros de cerveja por ano.

Além da Therezópolis, faz parte do portfólio cervejeiro da Coca-Cola as marcas Eisenbahn, Sol, Kaiser, Bavaria e Tiger. A multinacional firmou parceria com a Estrella Galicia após a Heineken romper acordo que previa a distribuição, pela Coca-Cola, da cervejaria holandesa no Brasil.

– Estamos no quintal da Ambev e da Heineken. É difícil brigar com eles. Em relação a conhecimento de marca pelo público, não tem como tirá-los da brincadeira. Além disso, eles têm força e capacidade de investimento muito fortes – avaliou Sawamura, que já foi o melhor beer sommelier do Brasil (2016) e terceiro melhor beer sommelier do mundo (2017).

Sendo assim, a Estrella Galicia, no país, segue sendo produzida de forma terceirizada na cervejaria Casa di Conti, na cidade paulista de Cândido Mota. Em 2023, segundo Sawamura, a marca vendeu 15 milhões de litros de cerveja no Brasil “o que não é o ideal, mas é um bom ponto de partida”.

Aparecer mais para o mercado do Rio de Janeiro é uma meta atual. E uma das principais “armas” para isso será o chope. A ideia é ampliar sua disponibilidade, além de torná-lo exclusivo em bares e restaurantes com cardápio espanhol.

Sem contar que a Estrella Galicia produz cerveja sem álcool desde 1980, mas poucos consumidores sabem disso. Então, é preciso que saibam.

Big Craft

A Estrella Galicia costuma se apresentar para o mercado como sendo uma marca “big craft”. Ou seja, é grande o suficiente para estar presente em mais de 70 países, mas não pertence a um grande grupo cervejeiro. Seu controle ainda é 100% da Hijos de Rivera, empresa familiar e independente, liderada por Ignácio Rivera, membro da quarta geração da família Rivera, que criou a cervejaria em 1906 – data que batiza uma das principais linhas da cervejaria.

Com sede em Corunha, na região da Galícia, a empresa informou lucro de US$ 114 milhões, em 2023, com a venda de 520 milhões de litros de cerveja, o que representou um aumento de 5,3% em relação a 2022. Desse total, 90% das vendas foram feitas na Espanha, país onde a marca segue crescendo. Assim, ao invés de investir em uma fábrica brasileira, a marca preferiu ter uma segunda unidade industrial na própria Espanha.

A Hijos de Rivera não produz apenas cerveja, mas também sidra, vinho, água, kombucha, sangria (em lata), aguardente, licor, vermute. Trazê-los para o Brasil também já foi meta da empresa.

A marca Estrella Galicia tem 16 rótulos. São encontrados (e fabricados) no Brasil Estrella Galicia Lager, Estrella Galicia 0,0% e a 1906 La Milnueve. Também já foi metra trazer trazer para o país outros rótulos como a Galicia 0,0% Tostada, Estrella Galicia Sem Glúten e 1906 (Reserva especial, Red Vintage e Black Coupage).

– Nós não aceleramos o processo de fabricação. A produção da cerveja é a fogo lento, ou seja, esperamos o tempo necessário para a cerveja ficar pronta. Nossa Pilsen tem um processo de fabricação de 25 dias, sendo 15 somente para maturação. A empresa não tem pressa para produzir a cerveja. E nossa meta não é ser a cerveja mais vendida, mas a mais amada – afirmou Sawamura.

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