21 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Diga-me com quem andas: Artistas, ministros e parlamentares entram em cena na campanha para a prefeitura de Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Talíria Petrone (PSOL) e Rodrigo Neves (PDT) promovem ‘guerra’ de apoios: o cantor Chico Buarque e a ministra Luciana Santos estão no “front”
campanha rodrigo neves ministra ciências
A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, entre Rodrigo Neves e Isabel Swan, candidata à vice do pedetista. Fotos: Divulgação

Artistas de projeção nacional e ministros do governo Lula se tornaram personagens da campanha à prefeitura de Niterói. Pelo time de Talíria Petrone (PSOL) entraram em campo o cantor e compositor Chico Buarque, o escritor Frei Beto e as atrizes Camila Pitanga, Letícia Colin e Elisa Lucinda. Todos gravaram vídeos declarando apoio à candidatura da psolista.

Leia mais: A um mês das eleições, democracia dá o tom nas ruas de Niterói

Da mesma forma, o time de Rodrigo Neves (PDT) ganhou o “reforço” das ministras da Ciência e Tecnologia, Saúde e Cultura, respectivamente, Luciana Santos, Nísia Trindade e Margareth Menezes, além do ministro da Previdência Carlos Lupi, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo – que, então no PSB, disputou com Rodrigo Neves o cargo de governador do Rio de Janeiro, em 2022.

Alguns desses apoiadores se “materializaram” em Niterói. Na segunda-feira (9), a ministra Luciana Santos, por exemplo, participou de evento de campanha de Rodrigo Neves no Restaurante Jambeiro, no Ingá.

Estavam presentes também o reitor da Universidade Federal Fluminense, Antônio Cláudio; a professora emérita da UFF Ismênia de Lima Martins, uma das maiores especialistas em História do Brasil; a pró-reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Alessandra Paulon; o presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisa, Daniel Delgado, além de diretores de diversos institutos e nas áreas de graduação e pós-graduação e do prefeito Axel Grael (PV).

Rodrigo Neves aproveitou a oportunidade para lançar uma promessa de campanha: construir o Caminho do Conhecimento e Inovação na Região do Centro da cidade.

– Eu queria chamar atenção para a forte parceria que nós fizemos junto com a UFF como o Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados e que pretendo ampliar. Na pandemia, criamos um comitê científico em conjunto om especialistas e Niterói foi uma referência para o Brasil, porque ao mesmo tempo que salvamos vidas, também apoiamos a economia. Niterói tem uma das maiores proporções de mestres e doutores do Brasil e tudo isso cria condições objetivas para que a gente possa avançar ainda mais nos próximos quatro anos. Niterói será cada vez mais próspera. Temos que aproveitar que a cidade está preparada para transição econômica para economia do conhecimento e do século XXI. E para isso, a parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia vai ser muito importante – afirmou o candidato do PDT.

Ele ouviu da ministra Luciana Santos que é a primeira vez que o ministério está no orçamento do PAC, o Plano de Aceleração do Crescimento e disse que tem “admiração e respeito pela produção científica e pelas políticas públicas de Niterói, que servem de inspiração para todo o país”:

– Essa visão desenvolvimentista de vocês é notável, de colocar a agenda de crescimento em novas bases tecnológicas é um exemplo que nos inspira e que me alegra. E isso não se faz sem um profundo respeito ao povo, como vocês têm demonstrado aqui. Vocês conseguiram uma perfeita junção de conteúdo e forma. Conteúdo pelos resultados que são incontestes, seja na segurança pública, que é um ponto fora da curva no Rio de Janeiro, seja no processo de inclusão e crescimento. E na forma, foi o que Rodrigo Neves construiu através da política, de uma grande frente ampla que nos trouxe até aqui para o desenvolvimento e progresso. A democracia não é só uma palavra ao vento. A democracia precisa ser efetiva, como aqui em Niterói – disse Luciana Santos.

Talíria Petrone

Talíria Petrone entre Henrique Vieira (E) e Chico Alencar e Alessandro Molon, no Campo de São Bento.

Um dia antes, no domingo, Talíria Petrone ocupou o Campo de São Bento, em Icaraí, junto com os deputados federais psolistas Chico Alencar e Henrique Vieira e do  presidente do PSB-RJ Alessandro Molon.

– Eu estou muito animada. É importantíssimo ter ao nosso lado pessoas que representam a esquerda brasileira e que vão nos ajudar a ir para o segundo turno e fazer história em Niterói. Esse encontro, essa caminhada, é uma virada para gente tomar a cidade e eleger a primeira mulher prefeita – afirmou a candidata.

Chico Alencar, que já está em seu quinto mandato como deputado federal, ressaltou a importância da representatividade em se ter a primeira mulher prefeita eleita em Niterói.

– A Niterói do futuro vai ter que ter a presença forte, firme, consciente e emancipada da mulher. A Niterói do futuro, que começa no presente, terá necessariamente a presença de quem luta, de quem tem compromisso com a justiça, com a igualdade, de quem faz a ponte entre a razão e o coração, de quem tem vida limpa, honesta e dedicada – disse ele.

Para o pastor Henrique Vieira, que além de deputado federal já foi vereador de Niterói, a cidade precisa de renovação.

– Niterói precisa de um tempo novo, está há muito tempo no mais do mesmo. Talíria expressa uma política nova, com o pé no chão, com participação popular, com sensibilidade humana e social, que pode melhorar e muito a vida do povo de Niterói. Nós podemos pegar o que foi bom e melhorar, podemos pegar o que tem que ser superado, porque a política do governo atual ainda é muito fisiológica, cheia de coisas que a gente não concorda, distante de uma ética política que a gente acredita – afirmou Vieira.

O ex-deputado e atual presidente do PSB-RJ Alessandro Molon, que teve quase 100 mil votos na cidade nas eleições de 2022, para o Senado, reforçou como Talíria será essencial na construção da Niterói do futuro.

– Eu tive o prazer de conviver com Talíria como deputada, líder do PSOL, e eu líder da oposição. Ela fez um grande mandato por lá e eu descobri uma parlamentar muito qualificada e uma política muito madura para governar a cidade. Ela é preparada, estudiosa, dedicada – elogiou Molon.

Bruno Lessa

Ao lado de Reanta Esteves, Bruno Lessa fez campanha por Piratininga, onde mora.

Candidato a prefeito pelo Podemos, Bruno Lessa recebeu apoio da advogada Renata Esteves (Novo). Ela participou de caminhadas com ele no sábado (7), em Icaraí, e no domingo, pelo calçadão de Piratininga, bairro onde Lessa mora.

Nestas eleições, Renata chegou a formar uma chapa para disputar, como vice de João Gomes, a prefeitura de Niterói. Porém, ambos renunciaram às candidaturas. Em 2020, ela foi candidata à prefeita, então pelo PMDB. Na mesma eleição, Lessa participou como vice, na chapa encabeçada por Felipe Peixoto.

– Durante a caminhada de domingo, muitos moradores pediram ajuda para recuperar o sistema lagunar da Região Oceânica. Ouvi também inúmeras reclamações da prefeitura por conta da obra de acesso a Camboinhas (e como isso piorou o trânsito) e da necessidade de obra efetiva no calçadão de Piratininga – contou Bruno Lessa.

COMPARTILHE