COMPARTILHE
A campanha eleitoral para as eleições municipais em 6 de outubro começa, oficialmente, nesta sexta-feira (16). Terminado o prazo para o registro de candidaturas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) recebeu oito registros de chapas para a disputa da prefeitura de Niterói.
Três chapas são encabeçadas por mulheres. Cinco têm mulheres como candidatas à vice-prefeita.
Leia mais: Mulheres são 55,37% do eleitorado de Niterói
Já para vereador, constam 290 registros de candidaturas. A Câmara Municipal é formada por 21 parlamentares.
Todas as candidaturas estão sob julgamento e podem vir a ter impugnação solicitada, caso órgãos fiscalizadores encontrem alguma irregularidade. Dentre as oito candidaturas registradas, consta uma chapa cujo postulante já desistiu publicamente da disputa. O prazo para o registro das candidaturas terminou na quinta-feira (15).
As chapas registradas no TRE-RJ, até às 17h de quinta-feira, para disputar a prefeitura de Niterói são:
Alessandra dos Santos Marques (Partido Da Causa Operária – PCO), tendo como vice Solange Pereira da Silva (PCO).
Bruno Lessa (Podemos – PODE) tendo como vice Bruna Doriel (PODE), com a coligação “Niterói Pode Mais”, composta pelos partidos Pode, Avante e PRTB.
Carlos Jordy (Partido Liberal – PL) tendo como vice Alexandra Ferro (Progressistas – PP), com a coligação “O Cidadão em Primeiro Lugar” composta pelos partidos PP e PL.
Danielle Bornia (Partido Socialista Dos Trabalhadores Unificado – PSTU) tendo como vice Sérgio Perdigão (PSTU).
Guilherme Bussinger (Mobilização Nacional – MOBILIZA ) tendo como vice José Onix (MOBILIZA).
João Gomes (Partido Novo – NOVO) tendo como vice Renata Esteves (NOVO). O candidato que lidera a chapa já anunciou desistência do pleito.
Rodrigo Neves (Partido Democrático Trabalhista – PDT), tendo como vice Isabel Swan (Partido Verde – PV), com a coligação “Por Amor a Niterói”, formada pelos partidos PDT, Federação Brasil da Esperança- fé Brasil (PT, PC do B, PV), Federação PSDB Cidadania (PSDB, CIDADANIA), MDB, União Brasil, Solidariedade, Republicanos, Agir, PRD e PSD.
Talíria Petrone (Partido Socialismo E Liberdade – PSOL) tendo como vice Fernando Rodovalho (Partido Socialista Brasileiro – PSB). No TER-RJ, a coligação está com o nome Niterói da Esperança (e não “Cuidar de Niterói” como vinha sendo divulgado), formada pela Federação PSOL REDE (PSOL/REDE) / PSB.
A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV começa dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro. O primeiro turno das eleições acontece no dia 6 de outubro.
Somente em cidades com mais de 200 mil eleitores podem ocorrer segundo turno das eleições. No estado do Rio de Janeiro, isso pode vir a acontecer em 11 municípios, que reúnem mais de 9 milhões de pessoas, representando 70,15% do eleitorado do estado.
O segundo turno acontece caso nenhum candidato consiga 50% mais um dos votos válidos na primeira fase da votação. Nesse caso, a nova votação será realizada em 27 de outubro.
O estado do Rio de Janeiro é o segundo do Brasil em número de cidades com possibilidade de segundo turno. São Paulo fica em primeiro com 30 municípios e Minas Gerais em terceiro lugar, com oito cidades.
Os municípios do Rio de Janeiro onde podem ocorrer segundo turno das eleições são:
COMPARTILHE