COMPARTILHE
Depois da França, Estados Unidos e Portugal. A Unidos do Viradouro é tema de uma exposição que entrou em cartaz em um dos aeroportos mais movimentados do mundo, o Internacional Washington Dulles, na capital norte-americana. No final de julho, a mostra segue para Lisboa. Em abril passado, registros da escola de samba de Niterói puderam ser vistos no Museu do Louvre, em Paris.
Leia mais: Carnaval 2025: Viradouro desfila no primeiro dos três dias de apresentações
A nova mostra exibe 29 imagens de carnavais da Viradouro, feitas pela fotógrafa Renata Xavier. Estão lá o desfile campeão de 2024, (“Arroboboi, Dangbé”), de 2022 (“Não há tristeza que possa suportar tanta alegria”), do campeonato de 2020 (“Viradouro de alma lavada”) e do desfile de 2019 (“Viraviradouro”), que marcou a volta da escola ao Grupo Especial.
Nos seis painéis instalados no saguão do aeroporto, há ainda fotos da preparação para os desfiles, feitas no barracão, na Cidade do Samba, e de ensaios de rua na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói.
De acordo com a escola de samba, a iniciativa da exposição é do Arte Institute, uma organização sem fins lucrativos sediada em Nova Iorque (EUA), que, nos últimos 13 anos, vem se dedicando a difundir a produção de artistas de países de língua portuguesa e de projetos de arte contemporânea em ambientes e espaços não tradicionais. Desde a fundação, o Arte Institute já promoveu mais de mil artistas, em 38 países e 118 cidades. É a primeira vez que a instituição promove uma mostra diretamente ligada a uma escola de samba.
– Anualmente, circulam pelo Aeroporto Washington Dulles 25 milhões de pessoas. É importante que a escola e a cidade de Niterói tenham essa visibilidade num país como os Estados Unidos. Essa parceria que se estabelece entre a Viradouro e o instituto vai abrir portas para novos projetos com a escola, mostrando a qualidade do Carnaval, que não é somente um evento lúdico ou de entretenimento, mas que há muita arte por trás dos desfiles. E a qualidade do trabalho da fotógrafa Renata Xavier sintetiza isso muito bem – afirmou Ana Ventura Miranda, diretora do AI.
Em Paris, a exposição foi composta por fotos de Widger Frota, feitas durante o desfile do enredo Arroboboi, Dangbé, que consagrou a Viradouro como a atual campeã do Carnaval do Rio.
A nova exposição, em Washington, poderá ser visitada até o dia 1º de outubro. Em novembro, o trabalho de Renata Xavier sobre a Viradouro chega ao Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, Portugal.
COMPARTILHE