Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Conheça o enredo da Viradouro para o carnaval de 2025, o caboclo Malunguinho

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Malunguinho se manifesta como Caboclo, Mestre e Exu/Trunqueiro. Tem o poder de abrir senzala e fechar o corpo dos que a ele rogam proteção
malunguinho viradouro
“Malunguinho –  O Mensageiro de Três Mundos” é o próximo enredo da Viradouro. Foto: reprodução

“Malunguinho –  O Mensageiro de Três Mundos” será o enredo do Carnaval 2025 da Unidos do Viradouro. O tema foi apresentado na noite desta segunda-feira (8), pelas redes sociais da escola de samba de Niterói, atual campeã do Carnaval do Rio.

Trata-se de uma entidade afro-indígena, que se manifesta como Caboclo, Mestre e Exu/Trunqueiro.

Leia também: Mestre Ciça, de alma lavada, na bateria da Viradouro, patrimônio de Niterói

Sua história remete ao estado de Pernambuco, na primeira metade do século 19. O quilombo do Catucá era foco de resistência e viu seu último líder, João Batista, o Malunguinho, ser duramente perseguido por seus atos libertários.

Ao fugir das emboscadas, ocultou-se na mata e aprendeu com os indígenas o segredo da força das ervas. Assim, tornou-se Mensageiro de Três Mundos: Mata, Jurema e Encruzilhada.

Malunguinho é o dono da chave mágica para abrir senzala e fechar o corpo dos que a ele rogam proteção. O que ronda a mata para vencer inimigo, trazendo a ciência dos pajés, os caminhos da cura.

“Na encruza, é guardião para ajudar os que merecem”, diz trecho da música que embala o clip do enredo.

“Sobô Nirê Mafá!”Assim é saudado o “Reis Malunguinho”.

O enredo é fruto de pesquisa de do carnavalesco Tarcisio Zanon, com João Gustavo Melo, Marcelinho Calil, Alex Fab, Edvaldu Neto, Tales Duarte.

Em 2024, a escola sagrou-se campeã do Carnaval do Rio de Janeiro com o enredo “Arroboboi Dangbe!”, baseado nas crenças voduns dos povos africanos.

Confira o clipe de lançamento do enredo, aqui

 

 

COMPARTILHE