COMPARTILHE
O antropólogo, historiador e sociólogo Darcy Ribeiro terá um museu para chamar de seu. O espaço, instalado na Praia do Cordeirinho, em Maricá, será inaugurado nesta quarta-feira (19), às 15h, com uma diversidade de recursos que vão de uma sala de vídeo interativa a duas salas de cinemas, passando por um espaço para gravação de podcast, sala de espelhos infinitos e até sala de karaokê.
Leia mais: Exposição “Entre Minas” narra relações trágicas entre Minas Gerais e a mineração
O objetivo é proporcionar ao público uma experiência imersiva e interativa. A museografia foi elaborada pelo artista Gringo Cardia, que ficou conhecido por ter inaugurado uma nova linguagem nas áreas cenográficas de teatro, espetáculos de dança e show, tornando-se um dos artistas expoentes da década de 1990.
O acervo da vida íntima do sociólogo, como a escrivaninha que usava e o seu fardão da Academia Brasileira de Letras estão em exposição. Para compor o percurso, foi utilizada uma trilha sonora que valoriza ritmos contemporâneos como rap e trap, poesia e slam.
O imóvel transformado em museu é a antiga residência de Darcy Ribeiro. O projeto da casa foi encomendado por ele ao arquiteto Oscar Niemeyer, seu amigo. A inspiração veio das ocas de povos indígenas que habitam o Xingu.
Museu Casa Darcy Ribeiro
Data: 19/06 (Quarta-feira)
Endereço: Rua Darcy Ribeiro, 395, Cordeirinho, Maricá (Antiga Rua Cento e Dezenove)
Localização: https://maps.app.goo.gl/h9BJJtqxxoZA4gSm6
COMPARTILHE