COMPARTILHE
Niterói despontou com a temperatura mais alta registrada em todo o país: 38,8 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Das dez temperaturas mais elevadas do país, oito foram no estado do Rio. A previsão é de uma nova onda de calor nessa semana em todo o estado. Não há previsão de chuva.
O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói publicou nesta segunda-feira (29) um aviso de baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas com início às 10h local desta terça-feira (30) e término às 20h de quinta-feira (2).
Leia mais: Niterói volta para alerta vermelho para Dengue
O motivo para tanto calor é a atuação de um sistema de alta pressão que bloqueia a formação de nuvens de chuva e deixa o tempo mais seco. As condições geográficas do estado facilitam a elevação da temperatura.
A semana tem previsão de sol e temperaturas elevadas. Segundo o Sistema Alerta Rio, nesta segunda (29), o céu varia entre claro e parcialmente nublado e sem chuva. A máxima prevista para essa segunda e terça em Niterói é de 32°, de acordo com o site de meteorologia Climatempo.
Na quarta e quinta-feira, a temperatura sobe ainda mais: 34°, atingindo seu ápice na sexta (3), com 35°. A umidade relativa do ar estará baixa, portanto o clima estará bem seco e pode apresentar valores entre 21% e 30% no período da tarde em pontos isolados.
Atualmente, o país enfrenta sua quarta recente onda de calor, que tende a se agravar até 10 de maio. Um sistema de alta pressão atmosférica em altitudes médias está impedindo a chegada de chuvas às regiões mais afetadas e intensificando a movimentação do ar.
Isso bloqueia a formação de nuvens de chuva intensa e eleva ainda mais as temperaturas. As áreas destacadas em vermelho no mapa divulgado pelo Clima Tempo deverão enfrentar temperaturas superiores a 5°C acima do normal nos próximos dias. A área destacada inclui Niterói.
Na classificação do Inmet, as ondas de calor se configuram quando a temperatura se mantém, ao longo de pelo menos cinco dias, 5ºC acima da média esperada para o mês.
A Defesa Civil de Niterói alerta para os seguintes cuidados a serem tomados:
Riscos associados:
COMPARTILHE