23 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Várzea das Moças foi o bairro de Niterói com maior volume de chuva em 12h

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Maria Paula, Sapê e Caramujo completam o ranking das áreas da cidade mais atingidas pelas chuvas, nesta sexta-feira (22)
Como no ano passado, a chamada “área rural” de Niterói ficou alagada com as chuvas. Foto: arquivo A Seguir Niterói

Várzea das Moças Maria Paula, Sapê e Caramujo foram os bairros de Niterói que registraram os maiores volumes de chuva acumulada, nas últimas 12h. De acordo com a Prefeitura, os índices foram:

Várzea das Moças:  91,2 mm

Maria Paula: 83,0 mm

Sapê : 82,8 mm

Caramujo: 79,0 mm.

Leia mais: Niterói terá “situação de perigo”, com chuvas intensas na chegada do outono

Já nas seis últimas horas, os bairros mais afetados foram em Tenente Jardim (47,8 mm); Morro do Castro (39,6 mm); Caramujo (33,6 mm) e Sapê (31,2 mm).

No início da noite desta sexta-feira (22), Várzea das moças voltou a liderar o ranking da chuva com um acumulado de 5,2 mm, seguido por Piratininga (5,2 mm); Maceió (4,0 mm) e Preventório (3,6 mm).

O sistema de monitoramento da Prefeitura conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria municipal de Defesa Civil e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), além  de 37 sirenes espalhadas por diversas  comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas.

Niterói está em estágio de atenção desde às 18h45 de terça-feira (19) quando foi anunciada a chegada de núcleos de chuva forte acompanhados de raios e rajadas de ventos.

A Defesa Civil de Niterói informa que, em caso de emergência, ligue 199 ou 26200199

Chuva e vento

No sábado (23), de acordo com o site Climatempo, vai chover menos, mas vai ventar mais. A previsão é de 50 mm sem chances para o sol aparecer. Todo o dia será nublado e chuvoso. Segundo o site, na sexta-feira, o volume de chuva total na região chegou a 90mm.

Já os ventos que chegaram a uma velocidade média de 14km/h, na sexta, sobe para  25km/h, no sábado. O alerta de ressaca permanece no sábado e vai até 3h do domingo, quando as ondas poderão chegar a 3 metros.

Mobilização

De acordo com a Prefeitura de Niterói, estão mobilizados  mais de 2 mil funcionários da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Clin, Administrações Regionais, Emusa e Nittrans, além dos mais de 3 mil voluntários dos Nudecs.

Até a noite de sexta-feira,  foram registradas seis ocorrências de corte de galhos ou árvores.

A Defesa Civil do estado colocou Niterói na área de maior risco das fortes chuvas iniciadas nesta sexta-feira.

Enel

A cidade de Niterói e as regiões Sul, Noroeste e Serrana do Rio de Janeiro foram os locais mais afetados com problemas de fornecimento de energia elétrica em decorrência das chuvas, segundo a Enel. Em Niterói, desta vez, um dos bairros mais afetados foi o Fonseca.

Leia também: Justiça determina que Enel restabeleça quedas de energia, em Niterói, em até quatro horas

A empresa, que não quantificou os casos, informou, por nota, que as fortes chuvas e ventos que atingem parte do Estado do Rio de Janeiro desde a manhã desta sexta-feira impactaram o fornecimento de energia para “alguns clientes”. Diz a nota:

“Com a força dos ventos em algumas áreas, árvores e outros objetos caíram sobre a rede elétrica, aumentando os estragos. A empresa acionou imediatamente o seu plano de emergência e reforçou as equipes em campo para restabelecer o serviço aos clientes impactados o mais rapidamente possível”.

A Enel Rio orienta os clientes que priorizem os canais digitais para ingressar pedidos de falta de luz:

– App Enel Rio para Android ou iOS

– Agência virtual em enel.com.br

– WhatsApp Elena, enviando mensagem para (21) 99601-9608

 

COMPARTILHE