15 de janeiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Parlamentares criam frente em defesa da “tarifa zero” no transporte urbano

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Proposta do deputado federal Washington Quaquá, do PT, que implantou o sistema em Maricá, teve apoio no Congresso
IMG-20231123-WA0004 (1)
Quaquá, de óculos, teve apoio da deputada Talíria Petroni, de Niterói, para formar a frente pela “tarifa zero”. Foto: Divulgação/ Iara Macedo

Uma frente parlamentar pretende defender na Câmara dos Deputados lançou a “tarifa zero” nos ônibus urbanos. A proposta do Deputado Federal Washington Quaquá (PT-RJ), que implantou o sistema em Maricá, mereceu apoio de representantes de diversos estados. “O transporte precisa ser visto como direito, não mercadoria como outra qualquer”, disse Quaquá, no lançamento da frente, na quarta-feira (22), em Brasília.

O ex-prefeito de Maricá ressaltou que faltam políticas públicas inovadoras para melhorar a mobilidade das metrópoles brasileiras. Segundo ele, a média mundial de gasto com transporte é de 8% da renda da população, enquanto no Brasil chega a 20%. ” Este ano, mais 24 cidades implementaram a tarifa zero nos serviços de transporte público, chegando a 88 municípios no Brasil. Os dados são do pesquisador Daniel Santini, mestrando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e autor do livro Passe Livre – As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização. No início do ano, São Paulo e Fortaleza colocaram o projeto em pauta e aceleraram os estudos sobre como consolidar esta política.

 

COMPARTILHE