COMPARTILHE
Desde sábado (18), centenas de estabelecimentos, em Niterói amargam prejuízos. Com a falta de luz, além de perderem mercadorias, não conseguem faturar porque não podem abrir as portas para receber seus clientes.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Leste Fluminense) iniciou, nesta terça-feira (21), o levantamento oficial desses prejuízos junto aos seus 500 associados. De posse dos dados, entrará com uma ação coletiva contra Enel em busca de ressarcimento.
– Sabemos que o MPRJ e algumas prefeituras obtiveram uma liminar dando prazo para reativação da energia elétrica, mas entendemos que nossos associados precisam ser ressarcidos pelo prejuízo pelo péssimo serviço prestado pela Enel – afirmou Anderson Neto Diniz, diretor executivo Abrasel Leste Fluminense RJ.
Ele dá alguns exemplos da forma como o segmento é prejudicado com a falta de energia: prejuízos com estoque de insumos refrigerados, como laticínios, proteínas e massas; congelados e Hortifruti, que possuem validade curta, como frutas, verduras e legumes.
– Produtos secos e bebidas demandam armazenamento específico e continuo e se perdem ao haver troca de temperatura por longo tempo – explicou.
Além disso, Diniz citou a questão do estoque: os fornecedores não fazem a troca e os restaurantes deixaram de faturar em fim de semana prolongado por feriado, “perdendo vendas e absorvendo os custos de funcionários que recebem mesmo sem poder trabalhar.”
– Vale ressaltar que os bares e restaurantes se prepararam para o feriado, aumentando seus pedidos em fornecedores para demandas do final de semana, aumentando mais ainda o prejuízo, observou ele informando que a Abrasel Leste Fluminense tem abrangência de Niterói até Rio das ostras e todas as cidades da regional estão com problemas com Enel.
COMPARTILHE