COMPARTILHE
Canal de Itaipu seco + calor = mortandade de peixe. Essa conhecida equação raramente falha. A prova disso são as savelhas que surgiram boiando, nesta sexta-feira (17) na Lagoa de Itaipu. Porém, não só lá. Perto do túnel do Tibau que, por estar desmoronado, não renova como deveria as águas da Lagoa de Piratininga, também havia peixes mortos.
Leia mais: Obras do Canal de Itaipu e túnel do Tibau ficam para o ano que vem
Uma equipe da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) passou a manhã retirando savelhas da superfície da água. Savelhas são peixes parecidos com sardinhas.
Há cerca de dois meses, ocorreu mortandade de peixe nas lagoas da Região Oceânica provocada por falta de renovação adequada das águas aliado a forte calor.
No fim de semana passado, o Canal de Itaipu voltou a secar. A situação aconteceu menos de dois meses após a Prefeitura dar por encerrado o trabalho de reabertura dessa passagem que liga o mar com a Lagoa de Itaipu. No domingo (12) de sol e calor, banhistas ocuparam a área seca para ficar barracas de praia e até para jogar futebol.
Canal de Itaipu na manhã de 17 de novembro de 2023
COMPARTILHE