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Após representantes de uma estatal chinesa demonstrarem interesse em elaborar estudos sobre a Linha 3 do Metrô, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) anunciou que vai publicar, “nos próximos dias”, um edital para o estudo de viabilidade de novas expansões metroviárias.
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De acordo com a nota divulgada pela Setram, essas expansões incluem a ampliação da Linha 4 (Barra da Tijuca – Recreio dos Bandeirantes) e a Linha 3, que prevê a ligação entre Praça XV (Rio) – Niterói – São Gonçalo.
“A análise irá apontar, entre outros aspectos, o custo das obras, a projeção do quantitativo de passageiros que utilizaria os trechos e as estações a serem criadas. Uma das alternativas que será avaliada para a futura execução da obra é o lançamento de uma licitação internacional, por meio de parceria público-privada (PPP)”, informou a Setram, no seu comunicado.
No último dia 29 de agosto, uma comitiva da estatal chinesa CRRC Corporation Limited, em reunião com o governador Cláudio Castro, no Palácio Guanabara, não apenas manifestou o interesse na elaboração dos estudos sobre a Linha 3 do Metrô como apresentou o modelo DLS que desenvolve que engloba, desde o projeto de construção até a operação com suporte de inteligência, para esse modal.
Durante o encontro, a empresa, que opera no Brasil desde 2008, mostrou suas principais linhas de negócios, que incluem pesquisa, fabricação, reparo, venda, locação e serviços técnicos de transporte ferroviário urbano.
Na ocasião, o secretário de Transporte, Washington Reis, afirmou que uma parceria com a empresa chinesa CRRC seria de “suma importância”.
Por conta do encontro com a comitiva chinesa, a Casa Civil informou, também por intermédio de nota, que o governo já faz estudos para implementação da Linha 3 do Metrô cujo trajeto citado, naquele momento, ligaria Itaboraí e Niterói. De acordo com a nota da Casa Civil, também já é alvo de estudo do governo a ampliação da Linha 2 (Estácio-Praça Quinze).
O Metrô para Niterói foi a maior (e mais cara) promessa da campanha no Rio. Não por acaso, a implantação da Linha 3 foi um dos projetos mais citados na campanha eleitoral a governador do Rio. O A Seguir: Niterói revelou, em reportagem publicada em agosto do ano passado, que a obra dessa linha, projetada em 1968, nunca sequer saiu do papel, mas foi um dos motes principais de campanha de três candidatos ao governo do Estado do Rio de Janeiro: o próprio governador Claudio Castro (PL), o então deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e o atual secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves (PDT). Contudo, cada um deles, indicou um traçado diferente para o transporte.
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