COMPARTILHE
Nos próximos dias, a praia de Icaraí será ponto de encontro de uma competição de barcos movidos à energia solar. A tecnologia é produzida por estudantes de escolas (CEFET e outras) e de universidades (UFRJ, USP e outras). A abertura oficial do desafio será nesta terça-feira, 1º de agosto, das 10h às 12h, em frente ao Clube Central. O evento é aberto ao público e possui entrada gratuita.
Leia mais: Ponte Rio-Niterói tem movimento recorde de motocicletas
A competição tem inspiração em um evento já realizado na Holanda. E, neste ano, leva o nome Desafio Solar Brasil Enel. O desenvolvimento dos barcos é orientado por pesquisadores titulados e a regata tem uma energia jovem. É a segunda edição do evento, em Niterói. Em 2022, a equipe Arariboia, da UFF, ficou em segundo lugar na competição.
Promovido pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social da UFRJ – NIDES, com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o evento tem como objetivo mostrar que o futuro sustentável é conduzido por energias limpas. As atividades que incluem, ainda, palestras, workshops, exposição de trabalhos acadêmicos, serão realizadas até o dia 6 de agosto.
Neste ano, 20 polos de inovação nacionais, incluindo universidades, institutos federais e escolas navais, se uniram para projetar o destino das tecnologias náuticas dentro da responsabilidade ambiental. Instituições renomadas como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Pará (UFPA), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFs) e outras se destacam nesse cenário de inovação sustentável.
– A nossa expectativa é consolidar a classe de barcos elétricos movido a energia solar, estimular representantes estrangeiros a participarem do projeto e realizar eventos itinerantes em cidades em todo Brasil. Além da competição de embarcações, teremos um seminário para reunir instituições de ensino, administração pública e empresas para dialogarem temas como: energias renováveis, educação de ciências e outras tecnologias, meio ambiente, transição energética, veículos elétricos e tecnologia social – explica o Coordenador de Planejamento do Desafio Solar, Ricardo Bogéa.
Além de uma mera competição, o projeto contribui para a formação de uma rede de pesquisadores engajados em encontrar soluções para um futuro mais sustentável. Ao estimular a aplicação de painéis fotovoltaicos em embarcações de serviço, lazer e transporte de passageiros, a competição impulsiona a transição para fontes de energia limpa e fortalece a conscientização sobre sua importância.
A programação é ampla e diversificada. Palestras, workshops, exposição de trabalhos acadêmicos, mostra de vídeos, atrações culturais de artistas locais e minicursos gratuitos abertos ao público farão parte do evento que valoriza a sustentabilidade e a inovação tecnológica.
Descarbonização, Transição Energética, Economia Circular e Materiais Compósitos, Hidrogênio Verde, Tecnologia Social e Tecnologia Embarcada são alguns dos temas que serão discutidos.
Desafio Solar Brasil Enel
Data: 31 de julho e 6 de agosto
Local: Praia de Icaraí, em frente ao Clube Central, Niterói
Espaço aberto para visitação do público com oficinas dos barcos (Paddock) e outras atrações: a partir de 31 de julho às 12h.
Abertura oficial do Desafio: 1º de agosto (terça-feira) das 10h às 12h – Praia de Icaraí, em frente ao Clube Central, Niterói.
Competições dos barcos: 1º de agosto (terça-feira) das 14h às 16h. Dias 2 e 3 de agosto (quarta-feira e quinta-feira) das 9h às 16h30h. Dia 5 de agosto (sábado) das 10h às 16h. Dia 6 de agosto (domingo) das 9h às 12h.
Programação do seminário, aqui
Premiação e Encerramento: 6 de agosto (domingo) das 16h às 18h.
Entrada Gratuita
Classificação Livre
COMPARTILHE