Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Equipe da UFF de Niterói sobe ao pódio no Desafio Solar Brasil

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Equipe formada por estudantes da UFF ficou em segundo lugar na prova náutica
WhatsApp Image 2022-03-22 at 20.52.22
A equipe Arariboia, que participou da competição em São Francisco: sustentabilidade. Foto/ Divulgação

A equipe Arariboia ficou em segundo lugar no Desafio Solar Brasil 2022, com 2870 pontos. O grupo de 16 integrantes é formado por alunos e professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e trabalhou desde novembro na embarcação movida a energia solar.

O resultado saiu  nesta terça-feira (22), após a última prova náutica. O primeiro lugar ficou a equipe Solaris, do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Equipe Arariboia e sua embarcação movida a energia solar. Foto de arquivo pessoal

Aluna de Engenharia Elétrica, Evelyn Galdino (26) contou como foram os dias de prova:

– Nos primeiros dias, fez bastante sol, e isso foi bom para a gente. Os últimos dias foram nublados, e isso foi uma dificuldade  porque as últimas provas exigiam velocidade, mas a gente teve um bom resultado.

Multidisciplinar, a equipe da UFF é formada por alunos de Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil, Ambiental e Desenho Industrial.

Não foi a primeira vez que a equipe alcançou o pódio do Desafio Solar Brasil: em 2020, a Arariboia ficou em 3o lugar. Neste ano, perderam uma das provas por causa do tempo nublado, o que os fez competir novamente pela terceira colocação.

O resultado, segundo a equipe, foi emocionante e demonstra a capacidade dos cursos de Engenharia da UFF em criar soluções energéticas de qualidade:

“Foi uma alegria muito grande. Nós não conseguimos concluir um das provas, por causa do tempo nublado em uma das provas, mas nos saímos bem e estávamos disputando o 3o lugar. Com a competição, a gente pode conscientizar a população sobre o uso da energia solar. As pessoas conseguem ver que os alunos da universidade apresentam esse tipo de resultado, uma embarcação funcional e com poder competitivo” declarou a equipe.

As pontuações de todas as equipes ainda vai ser divulgada pela organização da competição.

COMPARTILHE