COMPARTILHE
Com participação da Universidade Federal Fluminense (UFF), o “Domingo com Ciência na Quinta” está de volta à Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, após três anos sem ser realizado por conta da pandemia do Coronavírus. A edição de 2023 será no domingo (16), das 9h às 16h.
Leia mais: Boletim da Fiocruz aponta interrupção no avanço da Influenza A no Brasil
O evento celebra os Dias Nacionais da Ciência e do Pesquisador; os 75 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e os 205 anos do Museu Nacional. A programação poderá ser acompanhada na Alameda das Sapucaias, na Avenida Pedro II, s/n, em São Cristóvão, na zona norte carioca. A entrada é franca.
O público poderá conferir mais 160 atividades interativas, com experimentos e exposições de diversas áreas do conhecimento. O objetivo da iniciativa é levar a ciência para além dos laboratórios e mostrar como ela está presente no cotidiano de todas as pessoas.
A UFF participa com a apresentação de 24 projetos como, por exemplo, uma oficina que terá como tema “Viagem multissensorial pelo mundo dos parasitos”, outra sobre o pesquisador Carlos Chagas, além de demonstrações de Realidade Virtual.
Também de Niterói, o Instituto Vital Brazil participa do evento com uma exposição de animais peçonhentos.
– Este evento visa marcar o retorno das políticas de apoio à ciência após o impacto causado pela pandemia da COVID-19 e pelo retrocesso vivenciado no âmbito federal. Portanto, é um momento de acreditar, cobrar e lutar. A UFF, como instituição de excelência acadêmica, continua desempenhando um papel fundamental no avanço da Ciência e no desenvolvimento do país -, afirmou o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
A programação é organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pela Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e de outras 26 instituições científicas estaduais e nacionais.
COMPARTILHE