COMPARTILHE
A Prefeitura de Niterói realiza, neste sábado (06), o Dia D de mobilização e intensificação da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (para os grupos prioritários) e de reforço com a bivalente contra Covid-19.
Os pontos de vacinação funcionarão das 8h às 17h, com entrada até às 16h. O objetivo da ação é melhorar a cobertura vacinal do público nestas duas campanhas para aumentar a proteção da população.
A vacina bivalente contra a Covid-19 está liberada para todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais que tenham recebido ao menos duas doses da vacina contra a doença e que já tenham o intervalo de 4 meses da última dose.
Essa vacina é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19. Isso quer dizer que além de proteger contra a cepa original do coronavírus, ela protege também contra as subvariantes da Ômicron, que é mais contagiosa. O objetivo do reforço com a bivalente é expandir a resposta imune relativa à variante ômicron e melhorar a proteção da população.
Já para a vacina contra a Influenza, tem como público alvo os grupos prioritários. São eles: idosos com 60 anos e mais; trabalhadores da saúde; crianças com idade entre 6 meses a 6 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. A influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. A influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, faz um apelo à população da cidade para que compareçam aos postos de saúde:
– A vacina é essencial para nos proteger e o Dia D é uma oportunidade de se proteger duplamente, contra a Influenza e também contra as variantes do Coronavírus. Gostaria de pedir que todos que estiverem aptos a se imunizar, compareçam aos pontos de vacinação neste sábado.
• A vacina contra a gripe pode ser administrada com quaisquer outras vacinas do calendário vacinal;
• Quem teve Covid-19 tem que aguardar quatro semanas após o início dos sintomas ou resultado positivo do exame para receber a vacina contra gripe;
• A Anvisa orienta que os vacinados devem esperar um período de 48 horas para doar sangue;
• Quem estiver com febre moderada ou grave deve adiar a ida ao posto para se vacinar;
• A vacina contra gripe é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de alergias graves a doses anteriores.
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
Policlínica Regional da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca
Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto
Unidades Básicas do Centro, Engenhoca, Morro do Estado e Santa Bárbara
Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)
Unidades do Programa Médico de Família da Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Ititioca, Leopoldina, Teixeira de Freitas, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Engenho Do Mato, Jacaré, Jonathas Botelho, Maceió, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Vital Brazil, Zilda Arns, Colônia, Nova Brasília e Cavalão.
As Unidades do Programa Médico de Família que estão em obra terão pontos de vacinação especiais no próprio território. A saber:
Ponta D’areia: Praça Dr. José Vitorino ao Lado do PMF Ponta D’areia – Rua Coronel Miranda
Vila Ipiranga: Igreja Do Santo Cristo – R. Santo Cristo, 180 – Fonseca e também na Associação de Moradores da Vila Ipiranga
Badu: UMEI Gabriela Mistral – Estrada Caetano Monteiro, 820 – Pendotiba
Bernardino: Escola Municipal Paulo Freire – Rua Soares de Miranda, 77 – Fonseca
Morro do Céu: Residência Parque Niterói (Predinhos) – Rua Arthur Pereira Da Motta
Palácio: Igreja Metodista – Rua Lara Vilela Nº 176
Preventório I: Associação De Moradores do Preventório I
Maravista: Igreja Pastor Benedito, Rua 20 S/N⁰ – Maravista
COMPARTILHE