26 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura informa que Rotatória de Camboinhas fica pronta em julho

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

À beira do Canal do Camboatá, o prefeito Axel Grael visitou as obras que acontecem na entrada do bairro da Região Oceânica
Rotatoria-de-Camboinhas
Ilustração mostra como vai ficar a rotatória de Camboinhas. Imagem: Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói marcou para o próximo mês de julho a finalização das obras na entrada de Camboinhas, na Região Oceânica. O projeto prevê a remodelação e ampliação do atual acesso ao bairro com a construção de uma rotatória expandida. Inicialmente, a data do término da obra era dezembro de 2022.

A nova data foi informada pelo presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Paulo César Carrera, nesta quinta-feira (19), pelas redes sociais da Prefeitura de Niterói. Ele acompanhava o prefeito Axel Grael em uma visita às obras. Também na comitiva estavam dois secretários municipais (Urbanismo e Conservação), o administrador regional Binho Guimarães, além de pessoas identificadas apenas como “empresários da região”.

Leia mais: Engarrafamentos caóticos marcam primeiro domingo de sol de 2023 em Niterói

O prefeito de Niterói, Axel Grael, na visita à obra em Camboinhas. Foto: reprodução rede social.

– Estamos na beira do Canal do Camboatá visitando as obras da rotatória de acesso à Camboinhas. Esse é um gargalo no trânsito da região que será resolvido com a obra que logo será entregue – afirmou o prefeito.

De acordo com Carrera, duas pontes vão passar pelo Canal do Camboatá. A primeira está prevista para ficar pronta no final de março. A segunda, “que é maior, na saída de Camboinhas”, tem previsão de conclusão no final de julho.

Faz parte da remodelação da entrada de Camboinhas a construção de uma estação de ônibus, uma praça com novo paisagismo e iluminação, além de uma área destinada para a implantação de um parque para cães (Parcão) e bicicletário. De acordo com a Prefeitura, as intervenções permitirão também a conexão das ciclovias de Piratininga, da entrada de Camboinhas e do Parque Orla Piratininga. O custo informado pela Emusa será de R$ 15,8 milhões.

As obras começaram em abril do ano passado. Binho Guimarães afirmou que essa intervenção urbanística é “esperada por todos” e tem como objetivo solucionar o problema do trânsito da região. Segundo o prefeito, essa obra vai melhorar o acesso às praias.

Essa melhoria do acesso foi explicada pelo secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, na época em que o início das obras foi autorizado:

– O projeto prevê o alargamento dessa rotatória para uma rotatória expandida, que terá a ampliação dos raios permitindo um fluxo maior de carros já que será duplicada de uma para duas faixas, proporcionando redução no conflito viário nesta área, principalmente nos dias de maior movimento por conta das praias. Vamos melhorar a acessibilidade e mobilidade a esses dois bairros. As estações de ônibus funcionarão neste novo espaço sem interromper o fluxo de trânsito e faremos, ainda, a conexão das ciclovias, além do alargamento das calçadas, gerando maior mobilidade e acessibilidade para todos: motoristas, ciclistas e pedestres.

MPRJ

Na quarta-feira (18), o Ministério Público do Rio de Janeiro ajuizou uma ação para que Município de Niterói e INEA (Instituto Estadual do Ambiente) promovam a revitalização do Canal do Camboatá.

De acordo com o documento, o MPRJ requer, entre outras medidas, que seja suspensa toda e qualquer obra e/ou serviço em curso no canal que possa representar impacto negativo à sua vazão e qualidade, notadamente por aterro, estreitamento da calha, impermeabilização e atos análogos.

 

COMPARTILHE