4 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Mais de 10 milhões de pessoas podem ficar sem água no Rio

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Para manutenção, Cedae vai paralisar sistema Guandu e ETA de São João da Barra. Empresa orienta população a armazenar água para o período
ETA Guandu 1
Guandu para produção de água a partir da 0h desta terça-feira (26(

O Sistema Guandu e a Estação de Tratamento de Águas (ETA) de São João da Barra serão paralisados pela Cedae, nesta terça-feira (26), para a realização de manutenção preventiva anual.

Leia mais: Barca Rio-Niterói terá nova concessionária a partir de maio, em contrato de R$ 2 bilhões

A operação vai impactar mais de 10 milhões de pessoas no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, além do município de São João da Barra.

A Cedae orienta a população a armazenar água para o período, adiando tarefas não essenciais que demandem grande consumo. A distribuição de água nas localidades atendidas é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com as respectivas áreas de atuação.

Guandu

O Guandu é composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e a Elevatória do Lameirão. A paralisação do sistema será da 0h às 22h. Em nota, a Cedae explicou que o objetivo é “preparar as estruturas para os meses mais quentes do ano, quando o consumo de água aumenta e o sistema opera em sua capacidade máxima, sobretudo no verão”.

Nesse período, ficará suspensa a produção de água para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. A operação será retomada de forma gradativa assim que a manutenção for concluída.

A manutenção vai envolver mais de 500 profissionais. Serão realizadas inspeções e correções, além da instalação de novos equipamentos, reparos diversos, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.

São João da Barra

Na ETA de São João da Barra, a paralisação será das 8h às 17h. De acordo com a Cedae, o fornecimento de água será retomado para o município logo após a conclusão da manutenção, e a previsão é que se normalize em até 24 horas.

Moradores de imóveis que dispõem de caixas d’água e/ou cisterna não devem sofrer desabastecimento. Como nem todos dispõem de reservatórios, a Companhia recomenda aos consumidores que guardem água para o período, adiando tarefas não essenciais.

Clientes da Cedae podem pedir o abastecimento por caminhão pipa, em caso de necessidade, pelo telefone 0800-282-1195.

 

COMPARTILHE