22 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói terá primeiro evento de capoeira acessível

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Evento será realizado no dia 14 de janeiro, no Clube Gragoatá. Terá troca de cordas (graduação) e palestras, entre outras atividades
Fotos de Breno Platais (3)
Encontro contará com tradução simultânea em libras e terá garantia de acessibilidade. Foto: Breno Platais

O 1º Encontro de Capoeira Acessível e Inclusiva, organizado pelo Instituto Gingas, será realizado em Niterói, no próximo sábado (14). O evento, que será realizado no Clube Gragoatá, vai reunir roda de capoeira, troca de cordas (graduação) e palestras, entre outras atividades. Todas as atrações contarão com tradução simultânea em libras e terá garantia de acessibilidade.

Leia mais: “Imortal” Marco Lucchesi, morador de Niterói, será o presidente da Biblioteca Nacional

A programação começa às 9h, quando será realizada uma acolhida para os participantes. Na sequência, às 9h30, haverá uma roda de conversa com o Mestre Russo sobre aspectos da capoeira. Às 10h ocorrerá o batizado com entrega de cordas representando as primeiras graduações da arte. Em seguida, às 11h, haverá a confirmação de Mestria  (momento onde se reafirma a trajetória de um mestre já reconhecido pela comunidade).

O encontro contará com tradução simultânea em libras.

O idealizador do Instituto Gingas, David Bassous, mais conhecido como Mestre Bujão, percebeu a necessidade de tornar a capoeira algo acessível e criou o projeto DinDownDown, que tem como foco as Pessoas com Deficiência (PcD). O projeto também é um ponto de cultura fomentado pela Secretaria Municipal das Culturas de Niterói.

O ponto de cultura é um braço do Gingas e abrange um público que muitas vezes não teria acesso à cultura e à capoeira. Serão esses capoeiristas que vão trocar de corda (graduação) e serão batizados no evento.

– A ideia é fortalecer o entendimento de que a capoeira deve ser para todas as pessoas, independente das formas de se locomoverem, se integrarem na sociedade e de resolverem os seus problemas. Toda pessoa tem o direito de se expressar através da cultura. Meu objetivo é concretizar a acessibilidade cultural através da capoeira, onde o ser humano seja mais importante que títulos e vaidades. Afinal de contas, o maior fundamento da capoeira, no meu ponto de vista, é a liberdade – explicou o Mestre Bujão.

O Clube Gragoatá fica na Rua Coronel Tamarindo, 69, no bairro Gragoatá em Niterói.

COMPARTILHE