COMPARTILHE
Investimentos na ordem de R$ 1 bilhão para a realização de obras, em todas as regiões de Niterói, para o ano que vem, foram anunciados, nesta quarta-feira (14), pelo prefeito Axel Grael. Segundo ele, estas obras fazem parte do conjunto de iniciativas do Plano Niterói 450, que prevê um total de R$ 2 bilhões em investimentos, até o final de 2024.
Grael falou sobre esse novo pacote de obras durante a 10ª edição do Encontro de Gestores da qual participou ao lado de secretários e presidentes de fundações municipais. Durante o encontro, foi feito um balanço da gestão de 2022.
Na avaliação do prefeito, as principais “entregas planejadas para o próximo ano” são: o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP), a restauração da Ilha da Boa Viagem, a criação do Parque do Morro do Morcego e a desapropriação de imóveis na região da Cantareira para preservação histórica – “investimentos importantes em turismo, ecoturismo e sustentabilidade da cidade”, como afirmou.
Leia mais: Coletivos da Região Oceânica protestam contra o PL do gabarito
Nas comunidades, o principal anúncio feito foi a conclusão das obras de urbanização no Viradouro e União, “investimentos significativos que ajudam a transformar a vida dos moradores”. Também foi mencionado o início das intervenções nas comunidades de Bonsucesso, Palácio, Buraco do Boi, Leopoldina, Sabão e Mineirinho, Monan, Caranguejo e Vila Ipiranga. De acordo com o prefeito, Caniçal, Morro do Castro, Morro do Céu e Morro do Estado “também receberão obras estruturantes”.
No inventário de obras em andamento ou a serem feitas, na área de infraestrutura, foram destacados o início da revitalização da Alameda São Boaventura, na Zona Norte, “que terá o mesmo padrão urbanístico da Avenida Marquês do Paraná”; da orla do Centro, com intervenções que vão do Mercado de Peixe até o Gragoatá; e da Avenida Ernani do Amaral Peixoto, que tem previsão de receber um corredor verde.
No primeiro semestre, está prevista a inauguração da praça da Rua Mem de Sá, em Icaraí, que, segundo Grael, “vai ajudar a resolver gargalos do trânsito”. Foram lembrados também os trabalhos de urbanização do Engenho do Mato, onde 117 ruas estão recebendo rede de drenagem e pavimentação, e do Canal de Itaipu.
Ainda foram citados como “investimentos importantes” o novo Parque Esportivo da Concha Acústica, com a maior parte da área a ser concluída no próximo ano; a arena esportiva, em 2024; a pista de atletismo na Universidade Federal Fluminense (UFF) e o desenvolvimento do projeto da dragagem do Porto e do Canal de São Lourenço. De acordo com a prefeitura, com a conclusão desta intervenção, será possível que o Terminal Pesqueiro entre em funcionamento, “impulsionando a indústria naval em Niterói”.
O Programa Aprendiz Musical também foi lembrando. Isso porque, no próximo ano, serão oferecidas 7,5 mil vagas para crianças e adolescentes. Atualmente, 2,1 mil crianças, moradoras de Niterói, têm aulas gratuitas de iniciação musical, prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão e canto e coral.
– Esse é um momento importante para refletirmos sobre o quanto avançamos ao longo desse período. Mas queria chamar atenção sobre a importância do que vem pela frente – afirmou o prefeito.
COMPARTILHE