26 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Centro de Atendimento ao Turista é inaugurado na Boa Viagem

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

CAT funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e também nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h
CAT da Boa Viagem é inaugurado nesta terça-feira. Foto: Prefeitura
CAT da Boa Viagem é inaugurado nesta terça-feira. Foto: Prefeitura

Depois de dois anos de espera, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na Boa Viagem, foi oficialmente inaugurado nesta terça-feira (22), simbolicamente no dia em que Niterói completou 449 anos de vida. Este é o último dos oito CATs previstos para funcionar na cidade. Antes da Boa Viagem, o último foi o da Praça Arariboia, em 2019.

Leia mais: Centro de Atendimento ao Turista na Boa Viagem tem previsão de inauguração até o final do mês

De acordo com a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), órgão ligado à Prefeitura de Niterói, o CAT na Boa Viagem funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e também nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h. Estagiários bilíngues de Turismo e Gastronomia serão os responsáveis pelo atendimento.

Ainda segundo a pasta, o CAT conta com vídeos, folders e mapas sobre os circuitos de Niterói e seus atrativos.O objetivo é atrair mais turistas, além de fomentar a economia da cidade.

– Esse é o lugar chave de acessos e de informações para que o turista que visita o MAC, nosso cartão-postal, possa conhecer melhor outros atrativos de Niterói. Essa ampliação de atendimento ao turista é muito simbólica e vai ao encontro a todo esforço que temos feito com o trabalho com o ecoturismo e a criação de parques naturais -disse o prefeito Axel Grael (PDT).

Atraso nas obras

Uma polêmica quanto ao local escolhido para a sua instalação motivou a demora para o CAT sair do papel. O centro de atendimento, inicialmente, seria inaugurado em uma pracinha em frente à Ilha da Boa Viagem. Porém, a Prefeitura mudou o endereço após o protesto de moradores da região contra o abate de árvores que a obra implicaria.

Na época, alguns moradores haviam sugerido, inclusive, que a obra fosse realocada para o calçadão. Além de maior segurança, eles alegavam que a construção do CAT poderia modificar as características originais da pracinha e danificar o espaço que tem como propósito o maior contato com a natureza e o bem estar. A retirada de árvores do local poderia prejudicar, ainda, a flora e a fauna.

COMPARTILHE