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Que se faça a luz! Entenda como a Enel monitora a energia elétrica em Niterói

Por Gabriel Mansur
| aseguirniteroi@gmail.com

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Concessionária de energia que atende Niterói reforça sistema contra panes
Centro de Operação de Sistema possui tecnologia de ponta. Foto: Gabriel Mansur
Centro de Operação de Sistema possui tecnologia de ponta. Foto: Gabriel Mansur

Era outubro de 2021 quando a Enel Distribuição Rio arrumou suas malas e se mudou de Niterói, na região metropolitana, para a Zona Portuária do Rio de Janeiro. A mudança serviu, principalmente, para abrigar de forma mais moderna o novo Centro de Operação do Sistema (COS) da empresa.

O objetivo, conforme o responsável de operação e manutenção da distribuidora de energia elétrica, Thiago Morais, era reforçar o projeto de digitalização da rede, especialmente o Telecontrole.

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O programa permite que, diante de possíveis falhas na rede elétrica, causadas por fatores externos, como queda de árvores, descargas elétricas ou acidentes, as intervenções necessárias sejam feitas remotamente.

– Quando a gente tem grandes crises, como as que aconteceram em Petrópolis, a grande vantagem do Telecontrole é que conseguimos efetuar o atendimento em locais onde as equipes não conseguem chegar. Por exemplo: em Petrópolis, havia locais onde as ruas estavam destruídas. Mesmo assim, conseguimos garantir a operação da rede sem precisar chegar ao local – ilustrou.

Reparos elétricos mais ágeis

A eficiência do Telecontrole, em conjunto com outras tecnologias aplicadas na rede, pode ser observada na duração das interrupções no fornecimento de energia elétrica aos clientes da Enel.

Se em 2016 o consumidor esperava, em média, até 52 minutos para receber um suporte, hoje ele aguarda não mais do que 4 minutos, de acordo com Morais. Desse modo, reduz o número de clientes “no escuro”.

Thiago Morais é o responsável pela operação e manutenção do COS. Foto: Gabriel Mansur

– Antes de 2016, em média, o tempo para restabelecer o primeiro cliente era de até 52 minutos. Depois que começamos a investir no Telecontrole, ou seja, nos tornarmos independentes de serviços feitos manualmente, nós reduzimos esse tempo de 52 minutos para a casa de 4 minutos – completou.

Investimento  profissional

Atualmente, a Enel Rio atende cerca de 3 milhões de pessoas em 66 municípios, incluindo Niterói e São Gonçalo, que abrange 75% da área de concessão no estado. Todavia, para manter o espaço em pleno funcionamento, mais de 100 profissionais se revezam 24 horas por dia para realizar a supervisão.

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Além disso, o grupo tem como meta encerrar o ano com aporte de 7 mil equipamentos telecomandados na rede de média tensão – hoje são 6.700. Dessa maneira, a operação centralizada da rede é possível graças à supervisão remota de todas as instalações elétricas da empresa, incluindo subestações, linhas de transmissão e circuitos de média tensão.

– A gente tem investido bastante na tecnologia, em especial na rede e na parte do telecontrole. Uma vez que nós levamos energia aos nossos clientes, buscamos garantir, por meio da tecnologia na rede, a qualidade e a continuidade dessa energia fornecida – acrescentou Thiago.

Mais automatismo

Outra aposta da distribuidora é a tecnologia FRG (Função de Detectores de Falhas, em tradução livre), usada para automação de manobras na rede. De acordo com Thiago, esse serviço “permite a realização de manobras automáticas para isolar falhas na rede, mantendo apenas o trecho danificado isolado para atuação das equipes de campo”.

A empresa iniciou, em agosto deste ano, o uso do Sistema de Recomposição Automática Self Healing, que é integrado ao FRG. Esta tecnologia, aliás, é capaz de realizar todas as manobras de recomposição da rede após falha sem intervenção do operador, ou seja, totalmente de forma automática.

Mais de 100 funcionários trabalham diariamente no COS. Foto: Gabriel Mansur

Outro recurso é o despacho automático de incidências para equipes de campo. Este mecanismo agiliza no envio e atribuição de equipes para realização dos reparos na rede originada das reclamações de falta de fornecimento.

– No momento em que o cliente fica sem energia na casa dele, ele liga para a distribuidora, e essa informação é encaminhada automaticamente para um sistema que distribui as incidências para as equipes de campo mais próximas efetuar os reparos – concluiu.

O Centro de Operação

O COS da Enel Rio é equipado com tecnologias de ponta, com acompanhamento online de indicadores de qualidade (DEC/FEC), valores estimados de compensação, tempo médio de atendimento, incidências ativas, recursos disponíveis e níveis de carregamento do sistema.

COS se mudou de Niterói para Zona Portuária do Rio. Foto: Gabriel Mansur

O centro operacional também conta com sistema de previsão climática, que auxilia a tomada de decisão frente a previsão climática adversa, bem como possibilita definir, preventivamente, a mobilização de recursos extraordinários para enfrentamento de uma possível situação de emergência.

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