Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Zé Katimba se apresenta no Theatro Municipal nesta terça, aniversário de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Show faz parte da série de eventos em homenagem aos 449 anos da cidade. Sambista cantará sucessos dos mais de 70 anos de carreira
Zé Katimba se apresenta no Theatro Municipal. Foto: Divulgação
Zé Katimba se apresenta no Theatro Municipal. Foto: Divulgação

O aniversário de Niterói, nesta terça-feira, 22 de novembro, será comemorado em ritmo de música. Dando sequência a uma série de eventos em homenagem aos 449 anos da cidade, o sambista Zé Katimba, que completou 90 anos em 11 de novembro, se apresenta no Theatro Municipal a partir das 18h.

O paraibano, morador de Niterói, terá a companhia do amigo Jorge Aragão, o parceiro Mirandinha, além dos filhos Inácio Rios e Zé Inácio. No repertório, ele cantará sucessos dos mais de 70 anos de carreira, como “Do Jeito que o Rei Mandou”, “Tá delícia, tá gostoso” e “Martin Cererê”, por exemplo. O grupo Sons Brasil, com presença de Ivan Mendes, também fará uma participação especial. O evento será gratuito.

Leia mais: Aniversário de Niterói não é mais feriado na cidade

– Esse show tem muita importância pra mim, afinal de contas não é todo mundo que chega aos 90 anos. E eu cheguei compondo, cantando, viajando e fazendo shows. Estar comemorando ao lado dos meus filhos e dos meus parceiros Jorge Aragão e Mirandinha aumenta ainda mais a minha alegria, pois formamos uma família – declarou o compositor.

Quem é Zé Catimba

Cantor e compositor, José Ignácio dos Santos Filho, mais conhecido como Zé Katimba, nasceu em 1932, na pequena Guarabira, no brejo da Paraíba. Aos 10 anos, em 1942, saiu clandestinamente da Paraíba – fugindo da seca – rumo ao Rio de Janeiro, então capital federal.

Ainda adolescente, aos 16 anos, ele participou da fundação da Imperatriz Leopoldinense, e ainda hoje faz parte da ala de compositores da agremiação. No início, era puxador de corda, depois virou passista e chegou a mestre-sala. Em 1969, entrou para a ala dos compositores da escola. Atualmente, é considerado um dos criadores da versão moderna do gênero musical.

Cantor e compositor fez 90 anos neste mês. Foto: Reprodução/Prefeitura

No carnaval de 1972, já como compositor da escola de samba carioca, ele lançou o samba enredo “Martim Cererê”, inspirado na obra de Cassiano Ricardo. O sucesso foi tanto que Zé Katimba virou personagem da novela “Bandeira 2”, da Rede Globo, escrita por Dias Gomes. O sambista foi interpretado pelo ator Grande Otelo na trama.

Katimba ainda fez parcerias com grandes nomes do samba nacional, principalmente Martinho da Vila, com quem trabalha junto há quarenta anos. Embora não tenha a mesma visibilidade midiática se comparado a outros nomes do samba nacional, ele é muito respeitado no meio.

Serviço:

Evento: Zé Katimba – 90 Anos
Data: Terça-feira, 22 de novembro
Horário: 18h
Evento gratuito
Classificação livre

Local: Theatro Municipal de Niterói
End: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói.

COMPARTILHE