Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

XBB: o que você precisa saber sobre a nova vacina contra Covid-19

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O imunizante atualizado para combater a variante já está disponível em Niterói. Confira as orientações da Secretaria Estadual de Saúde RJ
spikevax-xbb-15
A SpikeVax é uma dose monovalente que protege contra uma subvariante específica da Covid-19, a XBB 1.5. Foto: reprodução

A vacina contra Covid-19 foi “atualizada”. E a nova versão do imunizante já chegou a Niterói. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou para o A Seguir que, por recomendação do Ministério da Saúde, somente o imunizante XBB, por ter atualização da cepa, está sendo destinado aos municípios e já foi enviado a todas as cidades do estado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que as doses da vacina contra a Covid-19 com o imunizante XBB, já disponível na rede municipal de saúde, são destinadas para idosos a partir de 60 anos, imunossuprimidos, crianças de até 04 anos, 11 meses, 29 dias; gestantes; puérperas.

Também estão sendo vacinadas pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas vivendo ou não em terra Indígena; ribeirinhos; quilombolas; trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidade; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativa; pessoas em situação de rua.

Leia mais: Eleição congela quadro de funcionários da Prefeitura de Niterói: 14.910 contratados

Sobre esse imunizante, as orientações passadas pela SES-RJ foram:

Crianças de 6 meses a 4 anos, sem vacinação prévia, devem receber duas doses de XBB.

Crianças de 6 meses a 4 anos com vacinação prévia, a recomendação é receber uma dose de XBB.

Grupos prioritários, a partir de 5 anos, com ou sem vacinação prévia, devem tomar uma dose de XBB.

Grupos prioritários como idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas ou imunocomprometidos, deverão receber duas doses, com intervalo mínimo de seis meses entre as duas doses.

Nova vacina

Desde janeiro de 2024, a vacina contra a Covid-19 integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A recomendação do Ministério da Saúde é que estados e municípios priorizem crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas.

Em maio passado, a pasta confirmou a compra de 12,5 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 SpikeVax, produzido pela farmacêutica Moderna. O processo de aquisição emergencial, segundo o ministério, começou em dezembro de 2023, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a versão mais atualizada da vacina. A Anvisa possui um pedido para atualização de outra vacina monovalente, para a variante XBB 1.5, que se encontra em análise.

A SpikeVax é uma dose monovalente que protege contra uma subvariante específica da Covid-19, a XBB 1.5, um subtipo da variante Ômicron conhecida popularmente como Kraken –  essa subvariante da Ômicron ganhou nome de monstro ao se mostrar mais transmissível que as demais, o que teria elevado o número de casos no mundo nos últimos meses. A vacina é registrada pela empresa Adium S.A. e fabricada pela Moderna, com indicação para imunização ativa em crianças a partir de 6 meses e adultos.

Dose anual

Além de completar o esquema primário contra a Covid-19, é preciso atentar para as doses anuais, que passaram a funcionar da seguinte forma:

– Grupos prioritários a partir de 5 anos devem receber uma dose anual da vacina monovalente (SpikeVax), desde que aplicada com intervalo mínimo de três meses desde a administração da última dose contra a covid-19;

– Imunocomprometidos a partir de 5 anos, gestantes, puérperas e idosos a partir de 60 anos devem receber duas doses anuais da vacina monovalente (SpikeVax), com intervalo mínimo de seis meses entre elas;

Pessoas com 5 anos ou mais que não pertencem a grupos prioritários e já possuem o esquema primário completo (duas doses) não têm indicação para receber a dose anual ou reforço.

Esquema incompleto

Quem está com o esquema primário contra a Covid-19 incompleto e faz parte de grupos prioritários deve receber uma dose da vacina monovalente (SpikeVax) conforme as orientações abaixo:

– Pessoas com apenas uma dose devem receber mais uma dose (intervalo mínimo de quatro semanas);

– Pessoas com duas doses devem receber mais uma dose (intervalo mínimo de seis meses).

Crianças de 6 meses a 4 anos que iniciaram o esquema de três doses e completaram 5 anos antes de terminar o esquema devem seguir as orientações abaixo:

– Quem recebeu apenas uma dose antes dos 5 anos deve receber mais uma dose e encerrar o esquema;

– Quem recebeu duas doses antes dos 5 anos deve encerrar o esquema;

– Quem recebeu três doses antes dos 5 anos deve considerar o esquema completo e não precisa receber novas doses.

Não vacinados

Pessoas de grupos prioritários que nunca foram vacinadas contra a Covid-19 devem receber duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. Gestantes, puérperas, imunocomprometidos e idosos com 60 anos ou mais nessa situação, além das duas doses, devem receber uma dose de reforço, após seis meses da última dose.

Já pessoas imunocomprometidas que nunca foram vacinadas devem receber três doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose, conforme esquema primário definido. Uma dose de reforço pode ser aplicada no grupo após seis meses da última dose.

Grupos prioritários

– Pessoas com 60 anos ou mais;
– Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores;
– Pessoas imunocomprometidas;
– Indígenas vivendo em terra indígena;
– Ribeirinhos;
– Quilombolas;
– Gestantes e puérperas;
– Trabalhadores da saúde;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas privadas de liberdade;
– Funcionários do sistema de privação de liberdade;
– Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
– Pessoas em situação de rua.

Niterói

Até o final de junho passado, a cobertura vacinal completa do niteroiense contra a Covid não chegava  a 30%.

De acordo com a prefeitura de Niterói, desde o início da vacinação contra a Covid-19, em 2021, até o último dia 10 de junho, a cidade tinha a seguinte cobertura vacinal da população com a monovalente: 88,29% com duas doses; 56,69% com três doses; e 21,20% de cobertura com a quarta dose da vacina. Já com a vacina bivalente a cobertura vacinal é de 29,76%..

De 1º de janeiro a 3 de junho deste ano, foram registrados 826 casos de Covid-19 em Niterói.

Locais de vacinação

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha.
Policlínica Regional da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Unidades Básicas da Engenhoca, Morro do Estado, Centro e Santa Bárbara

Unidades do Programa Médico de Família da Colônia, Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Ititioca, Leopoldina, Ponta D’areia, Teixeira de Freitas, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Badu, Bernardino, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Engenho do Mato, Jacaré, Jonathas Botelho, Maceió, Maravista, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Boa Vista, Palácio, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Vital Brazil, Zilda Arns e Holofote.

Agendamento

Para realizar o agendamento da vacina basta baixar o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. O aplicativo também oferece a opção de remarcar a data e horário da vacinação, caso a pessoa não consiga comparecer no dia agendado.

 

Com Agência Brasil

 

COMPARTILHE