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Em seu blog, o prefeito Axel Grael informou que Niterói tem uma das maiores taxas de carros por habitante no país: 0,38 automóveis/habitante .
Na cidade do Rio de Janeiro, segundo ele, a taxa é de 0,31 automóveis/habitante, enquanto no Estado é de 0,27 e no Brasil, 0,26.
Citando dados do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da prefeitura de Niterói, Grael afirmou que, entre 1970 e 2014, houve um aumento de 310% da ocupação urbana do território, enquanto o crescimento populacional foi de 50% para o mesmo período.
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Já entre 2001 e 2012, o ritmo de crescimento da população foi de 0,66%, enquanto a taxa de crescimento da frota de automóveis foi de 3,44% , “ou seja, cinco vezes maior que a demanda populacional”.
Segundo o prefeito, o futuro VLT tem potencial para retirar 16 mil automóveis de circulação das ruas de Niterói.
Também no seu blog, ele reconheceu que uma das maiores preocupações dos niteroienses é com o trânsito da cidade – 21% dos moradores consideram os engarrafamentos um dos três maiores problemas de Niterói, informou Grael, sem citar os outros dois.
“Não há solução mais inteligente para superar os engarrafamentos da cidade do que criar novas centralidades urbanas (uma das prioridades da Lei Urbanística recentemente aprovada) e investir em soluções de transporte coletivo que diminuam a dependência do automóvel. O futuro do transporte de Niterói é multimodal e todo o seu planejamento aponta para isso”, afirmou.
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