Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Viva São João, padroeiro de Niterói!

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Confira as histórias e curiosidades sobre o santo que ganhou um festival em homenagem exclusivamente a ele, no Caminho Niemeyer
Captura de Tela 2024-06-24 às 19.07.08
Fiéis participam de missa na Catedral de São João Batista. Foto: Divulgação

A Catedral de São João Batista ficou em festa nesta segunda-feira (24) para a comemoração do padroeiro de Niterói. Diversas missas ocorreram ao longo do dia. São João Batista é lembrado como primeiro a reconhecer Jesus como Messias e por ter batizado o próprio primo.

A última missa aconteceu às 17h e foi presidida pelo Arcebispo Dom José Francisco, da Arquidiocese de Niterói. Em seguida, uma procissão seguiu até a Câmera dos Vereadores.

Leia mais: Niterói amplia fiscalização e multas sobre estacionamento rotativo

Festival São João em Niterói

A semana de São João é marcada por diversos arraiás, com muita música e comidas típicas. No próximo domingo (30), a cidade terá um festival totalmente dedicado ao santo será realizado com programação o dia inteiro, no Caminho Nimeyer.

O evento reunirá de tudo um pouco: quadrilha do Balão Dourado, comidas típicas e shows de artistas como Ilmar Quintanilha, Gabriela de Sá e a banda Rosa de Saron (confira a programação no final da matéria).

Os ingressos gratuitos já foram disponibilizados para retirada na plataforma Sympla. É necessário levar 1kg de alimento não perecível que será doado para as obras sociais. O festival tem como objetivo arrecadar fundos para ajudar na construção da catedral projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

A origem

Se dependesse da vontade da cúpula da Igreja Católica, São Lourenço seria o padroeiro de Niterói. A igreja em sua intenção já tinha até sido construída, no Ponto Cem Réis, no Fonseca. Porém, a forte devoção do niteroiense a São João Batista não permitiu isso.

“Foi por aclamação do povo que São João se tornou o padroeiro de Niterói”, afirma o padre Wallace Dahan dos Santos, há 15 anos à frente da Catedral São João Batista. Segundo ele, é a arquidiocese que escolhe o padroeiro de uma cidade e o Papa ratifica a escolha.

Assim, 24 de junho se tornou feriado em Niterói para que seus moradores celebrassem o nascimento do seu querido santo padroeiro. E o QG das festividades é a sua igreja, no Centro da Cidade, na praça Dom Pedro II, s/n, entre as ruas São João e São Pedro.

A história

Data de 1660 a primeira capela erguida em Niterói em homenagem a São João Batista. Ficava em Icaraí “no morro próximo ao Campo da Fazenda do Mosteiro de São Bento” como descrito em “Memórias Históricas de Monsenhor José de Souza Azevedo Pizarro e Araújo”. Traduzindo para tempos atuais, o local seria em algum lugar entre as ruas Paulo Gustavo e Gavião Peixoto.

Após a ruína da capela original, a imagem do santo foi transferida, em 1744, para a Ermida de Nossa Senhora das Necessidades e, posteriormente, para a igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Com a criação da Vila Real da Praia Grande, em 1819, projetou-se construir uma nova igreja da Matriz cuja pedra fundamental foi colocada em 1842. A igreja, em estilo neoclássico, ficou pronta em 1854. Em 1893, o templo foi bombardeado durante a Revolta da Armada e passou por reformas estruturais significativas. Por Decreto de 25 de fevereiro de 1908, a igreja de São João Batista de Niterói foi elevada à dignidade de Catedral.​

O santo

João Batista (2 a.C. -27) foi um pregador itinerante cujo aparecimento se deu na Judéia (sul de Israel), seu provável lugar de nascimento, na época de Herodes. João teve muitos seguidores. Ele usava o batismo como símbolo de purificação da alma. Seu discurso principal era a respeito da vinda do Messias. É atribuído a João Batista o batismo de Jesus.

João foi preso a mando de Herodes no ano 26 d.C.  Ele foi levado para uma fortaleza onde foi mantido por dez meses até ao dia de sua morte. O motivo desse aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. A filha de Herodes, Salomé, pediu a cabeça de João Batista ao pai e a recebeu em uma bandeja de prata.

O dia de São João é celebrado pela religião católica com uma festa popular no dia 24 de junho. Seu martírio também é lembrado no dia 29 de agosto.

Festival São João em Niterói

Programação:

10h: Abertura dos portões
11h: Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Geraldo de Paula
12h30: Almoço (churrasco misto, no valor de R$ 25,00), acompanhado de música ao vivo
14h: Apresentação da Quadrilha Balão Dourado
16h: Show com Ilmar Quintanilha
17h30: Show da Gabriela Sá
19h: Banda Rosa de Saron e Adoração
22h: Encerramento

COMPARTILHE