Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Viradouro e Cubango começam temporada de ensaios, mas só para vacinados

COMPARTILHE

Agremiações se preparam para a folia seguindo os protocolos sanitários determinados pela Prefeitura
Evento na quadra da Viradouro antes da pandemia. Foto- Divulgação
Evento na quadra da Viradouro antes da pandemia. Foto: Divulgação

Com vacinação adiantada e Niterói a caminho do Novo Normal, já dá para pensar em aquecer os tamborins para o carnaval 2022. Depois de mais de um ano sem folia, as escolas de samba da cidade dão início à temporada de ensaios abertos. Na Acadêmicos do Cubango, os preparativos para a folia começam neste domingo, com o primeiro ensaio show do ano. Já na Unidos do Viradouro, a programação é a partir de terça-feira.

E as duas agremiações já avisaram: pra sambar, tem que se vacinar. Para entrar nas quadras, os foliões terão que apresentar passaporte de imunização e seguir as normas sanitárias da cidade.

Campeã do Grupo Especial em 2020, a Viradouro promoverá os ensaios sempre às terças-feiras, 19h. A princípio, as alas vão se reunir em esquema de rodízio, e o comparecimento à quadra será quinzenal, para não ter aglomeração. Às quintas, no mesmo horário, a comunidade se dedica a aprimorar o samba, para fazer bonito no quesito harmonia. Integrantes de segmentos mais tradicionais, como velha guarda, baianas e passistas também vão se revezar para ensaiar. O uso de máscaras será obrigatório.

Será o primeiro contato do grande público com o carnaval que está sendo planejado para 2022. A vermelha e branca de Niterói levará à Sapucaí o enredo “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria”, da dupla Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon. Para tentar o bicampeonato, a escola vai relembrar o primeiro carnaval depois da gripe espanhola, que suspendeu a folia em 1918.

Mas os apaixonados por carnaval já poderão matar as saudades da folia neste domingo, na quadra da Cubango, a partir das 15h. Será o primeiro ensaio show da agremiação, com a presença da Beija-Flor de Nilópolis, da Acadêmicos do Sossego e da Magnólia Brasil.

“Vamos dar o pontapé para o próximo carnaval”, diz o comunicado da escola, que vai homenagear a atriz Chica Xavier no próximo desfile.

O ingresso para o ensaio show da Cubango custa R$ 10.

Chica Xavier será homenageada pela Cubango. Foto: Divulgação

COMPARTILHE