COMPARTILHE
De local de ensaio à passarela de desfile. A avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, será palco de uma apresentação especial da escola de samba campeã do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro, neste domingo (17), com concentração a partir das 18h.
Segundo o diretor de carnaval da Viradouro, Alex Fab, cerca de 2 mil componentes estarão com as fantasias completas, no desfile de Niterói – no Carnaval, a escola levou 3 mil componentes para o Sambódromo.
A devolução obrigatória das fantasias foi agendada somente para os dias 23 e 26 justamente para todos estarem “inteiros” na Amaral. Na Viradouro, praticamente não há venda de fantasias para o público externo. O figurino é emprestado para os integrantes da comunidade. Em troca, é exigido presença nos ensaios e muita animação na avenida, além de, claro, cuidado com a indumentária. Quem “pisa na bola” corre o risco de ficar fora do desfile no ano seguinte.
A serpente que rastejou pelo Sambódromo no abre alas da escola já confirmou presença, na Amaral. O animal símbolo do enredo foi pilotado, no seu interior, pelo bailarino Wesley Torquato que atravessou a avenida deitado sobre um skate.
A direção da Viradouro quer fazer, em Niterói, um desfile o mais próximo possível do original que garantiu o terceiro campeonato para a agremiação. Porém, vai ficar devendo a “presença” dos 6 carros alegóricos e o elemento cênico do abre alas. Eles são construídos e guardados no barracão da escola, na cidade do samba, na Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro. Teriam que atravessar a ponte Rio-Niterói para chegar na Amaral Peixoto. Não fosse esse “detalhe”, até poderiam desfilar no domingo porque a via de Niterói tem a mesma largura do Sambódromo.
– Vai ser uma apresentação alegre e descontraída – afirmou o carnavalesco Tarcísio Zanon.
No sábado, na quadra da escola, vai ter a Feijoada dos Campeões. Será a partir das 14h e contará com a presença da Unidos de Padre Miguel, que conquistou o título da Série Ouro e, assim, em 2025, estará no Grupo Especial.
As duas escolas estão preparando um show com a participação de seus principais segmentos. O intérprete Wander Pires, da Viradouro, vai receber o colega Bruno Ribas, voz oficial da vermelho e branco da Zona Oeste carioca, enquanto mestre Ciça dará as boas-vindas a Dinho Lima, comandante da bateria da UPM.
O ingresso para a feijoada custa R$ 30 e pode ser comprado antecipadamente na secretaria da quadra, que fica na Avenida do Contorno, 16, no Barreto, Niterói. O prato de feijoada, servido até 17h, sai por R$ 25.
Os principais integrantes da escola, em 2024, já tiveram suas presenças confirmadas na agremiação para 2025. A diretoria anunciou a renovação dos passes de Tarcísio Zanon; Wander Pires; mestre Ciça; os responsáveis pela Comissão de Frente (Priscilla Mota e Rodrigo Negri); o primeiro casal e a ensaiadora (Rute Alves e Julinho Nascimento, Juliana Meziat); o segundo casal e a ensaiadora (Amanda Poblete e Thiaguinho Mendonça, Marluce Medeiros); o terceiro casal e a ensaiadora (Duda Martins e João Oliveira, Viviane Martins); o enredista João Gustavo Melo; o diretor musical Hugo Bruno; os diretores de harmonia (Dudu Falcão, Marcos Mendes e Jefferson Coutinho); o diretor coreográfico Márcio Moura e o coordenador dos passistas Valci Pelé.
A escola ainda não se posicionou sobre suas atuais musas.
COMPARTILHE