Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Veja o que pode e o que não pode no Novo Normal de Niterói

Por Amanda Ares

COMPARTILHE

Flexibilização começou a valer em 1º de outubro mas ainda existem algumas regras, entre elas, o passaporte sanitário
MAC não exige mais aferição de temperatura para entrar no pátio do museu. Foto- Amanda Ares
MAC não exige mais aferição de temperatura para entrar no pátio do museu. Foto: Amanda Ares

O primeiro fim de semana de outubro chega com uma nova rotina para a cidade, com as regras da fase 1 do Programa Novo Normal de Niterói. Nesta sexta-feira (1º), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), por exemplo, já não cobrava aferição de temperatura dos visitantes no acesso ao pátio. Porém, algumas regras continuam valendo, incluindo a necessidade de apresentar o comprovante de vacinação para entrar em diversos lugares. Confira que regras começam a valer a partir deste mês.

Bares e Restaurantes

Nos bares e restaurantes, o grande novidade é para o horário de funcionamento, que passara a ser permitido até as 2h da manhã. Outra mudança é o distanciamento entre as mesas, que poderá ser reduzido para 1 metro.

Casas noturnas/pubs/boates

Está permitida a abertura de casas noturnas com o máximo de até 50% da capacidade de público. Também todas as pessoas deverão comprovar ter completado o esquema vacinal ou ter ao menos a primeira dose, desde que a segunda não esteja em atraso. Os estabelecimentos deverão fazer essa checagem.


Casas de festas

Haverá, ainda, a permissão para a realização de eventos em casas de festas, com até 70% da capacidade de público. Os convidados deverão apresentar o passaporte sanitário.

Museus, teatros, cinemas e espaços culturais

Nos espaços culturais, tanto públicos quanto privados, está sendo exigida a apresentação do passaporte vacinal, seja o comprovante em papel ou o digital, disponível pelo aplicativo ConecteSUS. Será disponibilizado álcool em gel nas dependências dos espaços.

Parques e praças – O horário de funcionamento dos parques e praças será estendido até as 18h, mas permanece o limite de capacidade nos espaços. De acordo com a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, o Campo de São Bento volta a funcionar com os quatro portões abertos em novembro.

No Horto do Fonseca, o limite de pessoas por vez também é de 4.500, e no Horto do Barreto, 1.100 pessoas.

Praias

As praias estão reabrindo sem restrição de horário pela primeira vez em quase um ano. Porém, ainda é exigido o uso de máscara na faixa de areia, e é recomendado o distanciamento mínimo de 1 metro entre os frequentadores.

Programa Novo Normal

Segundo a Prefeitura, as ações do Programa Novo Normal Niterói terá como critério principal a porcentagem da população com esquema vacinal completo ao longo dos próximos meses, e a análise das experiências de países que já colocaram em prática a retomada das atividades. O plano é dividido em três fases, aplicáveis até janeiro de 2022. A Prefeitura relembra a população de que, a pesar das flexibilizações, as regras de uso de máscara e a indicação de manter distanciamento ainda não importantes, e completar o esquema vacinal é fundamental.

— A gente está entrando numa nova fase de enfrentamento da pandemia, mas ainda tem vírus circulando. É fundamental não relaxar os cuidados — declarou Oliveira, durante transmissão do gabinete de crise desta semana.

COMPARTILHE