Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Variante Delta já é responsável por 45% dos casos de Covid no Rio de Janeiro

COMPARTILHE

No levantamento do estado, que inclui casos em Niterói, a presença da Delta passou de 16% para 26% em apenas um mês
A vacinação no Vital Brazil- melhor proteção contra a variante Delta. Foto- Lívia Figueiredo
A vacinação no Vital Brazil: melhor proteção contra a variante Delta. Foto: Lívia Figueiredo

A variante Delta já seria responsável por quase metade dos casos de Covid no Rio de Janeiro. O Secretário de Saúde do município, Daniel Soranz, se baseou em um estudo divulgado nesta terça-feira (3) pela Secretaria Estadual de Saúde do estado que detectou a nova cepa do coronavírus em 45% das amostras de pacientes cariocas.

– Do total de amostras genotipadas, que a gente consegue identificar qual é a variante, 45% eram da variante Delta. Então, a Secretaria estima que 45% dos casos de Covid na cidade já sejam desta variante – concluiu Soranz.

De acordo com o Ministério da Saúde, até agora foram identificados 101 casos em todo o país, com 4 mortes. No boletim de julho, o estado do Rio era o que apresentava maior incidência da Delta. A variante indiana já foi confirmada em 12 cidades. No Rio e Niterói, e também em Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Maricá, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, Seropédica e São João de Meriti.

O Secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, explicou que ainda não foi feita uma análise estatística dos dados, mas afirmou que a Delta tende a se tornar o maior vetor de contaminação no lugar da gama, de origem brasileira.

Ainda segundo a SES-RJ, de todas as amostras coletadas no estado inteiro — e não só na capital —, a Delta foi encontrada em 26% dos casos. Duas semanas atrás, esse percentual estava em 16,6%.

COMPARTILHE