COMPARTILHE
De acordo com a previsão do tempo, não vai dar praia em Niterói, neste final de semana. Porém, na semana passada, a previsão foi a mesma e o que se viu foram dias de sol e muito calor. Resultado: Engarrafamentos caóticos marcam primeiro domingo de sol de 2023, na cidade.
Na dúvida, A Seguir buscou saber que providências a Prefeitura tomou para evitar que se repita, neste final de semana, o caos no trânsito nas vias que seguem em direção às praias. Além disso, deu um “giro” para saber como está a balneabilidade do mar.
Detalhe: nesta sexta-feira (20), é feriado no Rio de Janeiro. Como grande parte dos moradores de Niterói trabalha na cidade vizinha, é alta a probabilidade de muita gente ter viajado, o que pode diminuir o número de carros nativos seguindo em direção à Região Oceânica de Niterói.
Leia mais: É verão!
Confira:
Sol com muitas nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite. Essa é a previsão do site Climatempo para Niterói, desde esta sexta-feira (20) até domingo (22).
Na sexta-feira e sábado, ainda é possível a ocorrência de muitos raios.
No domingo à tarde, sol com alguma chuva pode favorecer o surgimento de arco-íris.
O maior volume de chuva está previsto para a sexta-feira: 20 mm. No domingo será em torno de 5 mm. Neste dia, a lua muda de Minguante para Nova.
A temperatura vai chegar aos 31 graus.
Metade das praias de Niterói está imprópria para banhos, conforme o último boletim do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), divulgado na quarta-feira (18). Na Baía de Guanabara, apenas Gragoatá e Eva estão limpas. Trechos da praia de Icaraí, São Francisco, Charitas e Flechas também receberam a bandeira verde.
Receberam bandeira vermelha: em Icaraí, em frente à rua Mariz e Barros; em São Francisco, em frete à Rua Caraíbas; em Charitas, o lado direito do Clube Naval também está impróprio, bem como, nas Flechas, o trecho em frente à rua Nilo Peçanha
Leia também: Trecho da orla da Boa Viagem desmorona, em Niterói
Dos 18 pontos de coleta pesquisados nas praias da baía, oito registraram índices de poluição acima do recomendável, especialmente Jurujuba, em toda sua extensão, inclusive na região da Fortaleza de Santa Cruz. Adão, ao contrário de Eva, também está poluído.
A boa notícia é que todas as praias da Região Oceânica foram consideradas boas: Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. A testagem foi feita em 11 pontos de coleta, sempre dentro dos índices de balneabilidade.
O órgão de controle ambiental considera a água imprópria para banho quando o último resultado é superior a 400 (NMP de Enterococos/100mL) ou, se nas últimas cinco campanhas, dois ou mais resultados forem superiores a 100 (NMP de Enterococos/100 mL).
Diante do quadro de balneabilidade, pegar o rumo da Região Oceânica tende a ser a principal escolha dos moradores de Niterói.
Em novembro do ano passado, portanto, ainda na Primavera, a Prefeitura divulgou que já tinha colocado na rua a Operação Verão cujo objetivo era justamente evitar os transtornos no trânsito de quem sai de casa a caminho do mar.
Na terça-feira passada (17), a Prefeitura divulgou um balanço relacionado com o final de semana anterior:
“As ações de ordenamento implementadas para a Operação Verão, que estão sendo realizadas pela Prefeitura na orla da cidade, surtiram efeito apesar da enorme demanda”.
De acordo com a prefeitura, foram feitas 94 autuações, 15 veículos foram rebocados e 20 transportes coletivos irregulares foram multados.
Na mesma nota, sobre os congestionamentos, a avaliação da Prefeitura – que informou ter colocado 60 operadores de trânsito, 5 viaturas e 5 motociclistas para melhorar a fluidez no trânsito – foi feita por intermédio do secretário da Regional Oceânica, Binho Guimarães:
“A Prefeitura de Niterói tem trabalhado com planejamento integrado entre seus órgãos para garantir um melhor acesso às praias e bairros da Região Oceânica para moradores e visitantes. Sabemos que o trânsito é inevitável com o aumento exponencial de veículos nas vias, mas temos nossa estrutura preparada para reprimir condutas ilegais. Esperamos da população conscientização e colaboração com a Operação Verão”.
Sendo assim, quais os planos da Prefeitura para este final de semana? Também por intermédio de nota, foi informado ter sido montada uma “força-tarefa” para reforçar a Operação Verão, com participação de diversos órgãos públicos para atuar no ordenamento urbano nas praias do município, “que começaram a ter uma grande procura em função das altas temperaturas”.
As ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e cada secretaria fará fiscalizações itinerantes que acontecerão a partir desta sexta-feira (20).
Ainda segundo o informe, “mais de 300 agentes” participarão dessa força-tarefa. Esse foi o mesmo número de servidores públicos, também de diversos órgãos, que atuou no final de semana passado, segundo o próprio balanço divulgado pela Prefeitura.
De acordo com o Seop, dentre as principais frentes de atuação, está o “ordenamento nas faixas de areia, calçadão, ruas e praças próximas aos locais frequentados pelos banhistas”. Os agentes também fiscalizarão quiosques e restaurantes.
Em relação ao trânsito, diz o informe que a Nittrans estará atuando no ordenamento do trânsito com 60 operadores, 10 viaturas, oito motocicletas e seis reboques.
O que no ano passado foi anunciado pela Prefeitura como solução para grande parte dos problemas de trânsito da Região Oceânica só ficará pronto em julho: a Rotatória de Camboinhas. Inicialmente, a data do término da obra era dezembro de 2022.
Para denúncias e urgências, os frequentadores das praias poderão ligar para o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
COMPARTILHE