Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Vacinados com AstraZeneca podem receber 2ª dose de Pfizer, decide Secretaria Estadual

COMPARTILHE

Medida foi autorizada diante da escassez do imunizante da Fiocruz; em Niterói, intercambialidade ocorre desde a semana passada
Vacinas Pfizer e AstraZeneca podem se combinadas. Foto- Prefeitura de S.J. da Barra
Vacinas Pfizer e AstraZeneca podem se combinadas. Foto: Prefeitura de S.J. da Barra

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) autorizou a utilização da vacina da Pfizer contra covid-19 como segunda dose para a Oxford/AstraZeneca, no caso de o estado não receber quantidade suficiente desse imunizante. Niterói jpa vem adotando a chamada intercambialidade para quem teve reação à primeira dose do produto da Fiocruz.

A autorização de intercambialidade da SES, no entanto, é mais restrita. Pela nota técnica da pasta, a D2 da Pfizer só pode ser aplicada se determinado município não tiver vacina da AstraZeneca em estoque. A intenção é evitar atrasos nas campanhas locais de vacinação.

A vacina Oxford/AstraZeneca é produzida no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Apesar de poder produzir mais de 1 milhão de doses por dia, o instituto tem sua capacidade limitada pela disponibilidade do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que precisa ser importado da China.

Em Niterói, a intercambialidade já vem sendo adotada desde a semana passada. A autorização do município vale para quem teve reação adversa à primeira dose da AstraZeneca. Nestes casos, D2 se dá com Pfizer, mediante a assinatura de um termo de consentimento no ato da vacinação.

COMPARTILHE