A Secretaria Municipal de saúde de Niterói informou que a Campanha de Vacinação contra a Influenza será no período de 25 de março a 31 de maio. A imunização estará disponível em todas as policlínicas, unidades básicas e módulos do Médico de Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também será oferecida a vacina de reforço contra a Covid.
De acordo com a Secretária de Estado de Saúde, os atendimentos pediátricos por síndrome gripal nas UPAs permaneceram aumentados devido à circulação do vírus da Influenza A. Houve também aumento nas solicitações por leitos para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas faixas etárias de 1 a 9 anos. Ainda assim, os idosos seguem como os que mais internam.
Vacinação em Niterói
A campanha de vacinação acontece em todo o país, mas os municípios podem determinar seu calendário. Este ano, acontecerá num momento em que se registra um número importante de casos de Covid e de Influenza A, apesar de detectada uma tendência de queda nas últimas semanas.
De acordo com uma análise feita pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) com base nos resultados laboratoriais do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), nas últimas semanas, a taxa de positividade da Covid-19 apresenta queda. Mas os casos de Síndrome gripal por Influenza continuam elevados. O indicador de testes rápidos (antígeno) baixou de 25,7% para 14,4% na rede pública; e o de RT-PCR passou de 38,3% para 29,9%. O número de atendimentos de pacientes com síndrome gripal nas UPAs da rede estadual caiu 14%: de 2.726 registros para 2.389. O levantamento compara as semanas epidemiológicas 09 (de 25 de fevereiro a 02 de março) e 10 (de 03 a 09 de março).
A campanha em Niterói tem como público alvo:Idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças (de 6 meses a menores de 6 anos); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; quilombolas; trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança de salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.