Niterói por niterói

Publicado

Vacinação contra Covid-19 em adolescentes ajuda a diminuir pico de contágio, explica coordenador da Rede Análise COVID-19

Por Fabiana Batista
| aseguirniteroi@gmail.com
Com cobertura vacinal acima de 70% da população reduzem óbitos pela Covid-19, mostra gráfico do ECDC
vacinação adolescentes
Policlínicas são pontos de vacinação contra a Covid-19 em Niterói | Foto: Divulgação

Uma ação para quebrar a circulação do coronavírus. A vacinação dos adolescentes é uma tentativa de reforçar a barreira de transmissão da Covid. Os adolescentes são considerados, desde o início da pandemia, um grupo de baixo risco, quando contaminados pela Covid-19. Isso não quer dizer que sua vacinação não seja importante. Muito pelo contrário, o coordenador da Rede Análise COVID-19 explica:

– Eles também contraem e transmitem o vírus, e, assim, facilitam na continuidade da transmissão nos mais vulneráveis. Com a homogeneidade da cobertura vacinal em alguns países vemos que os óbitos realmente começam a cair quando o número de pessoas com as duas doses é alto.

Homogeneidade da cobertura vacinal significa que todas as faixas etárias estão vacinadas na mesma porcentagem. Portugal e Polônia, por exemplo, vivem, pós-vacina, novos picos de casos e óbitos pela Covid. Entretanto, a Polônia, que estagnou com 50% da população em geral vacinada, vive uma onda maior que Portugal, com cobertura vacinal geral de quase 90%.

Em Niterói, de acordo com o Painel de Acompanhamento COVID-19 da Prefeitura, a cobertura vacinal da população total é de 76,6%, enquanto a dos adultos acima de 18 anos é de 96%. Ou seja, a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, que já está disponível nas policlínicas, é fundamental para a homogeneidade da cobertura vacinal da cidade.

– Se analisarmos o gráfico de cobertura vacinal versus óbitos por milhão de habitantes realizado pelo ECDC (Centro de Controle de Doenças Europeu), percebemos que de 70% da cobertura pra cima, os óbitos reduzem bastante. Mas de 70% pra baixo o resultado é bastante heterogêneo, lembra Schvarstzhaupt.

Pontos de vacinação contra Covid em Niterói:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.

Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca.

O funcionamento das Policlínicas é das 8h às 17h.

COMPARTILHE