Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Brasileiro desaparecido, em Israel, é de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Michel Nisembaum, de 59 anos, vive em Israel há 35 anos. Ele morava na cidade de Sderot, perto da Faixa de Gaza
desaparecido em israel
Michel Nisembaum: último contato foi no dia 7 de outubro pela manhã. Foto: reprodução

Único brasileiro considerado pelo governo federal como desaparecido, em Israel, no momento, é de Niterói, segundo informou a GloboNews. Michel Nisembaum, de 59 anos, vive em Israel há 35 anos. Ele morava na cidade de Sderot, cerca de 500 metros da fronteira com a Faixa de Gaza.

Leia mais: Pesquisa mostra preocupação do morador de Niterói com desrespeito às leis de trânsito

De acordo com um relatório ao qual o canal teve acesso, Nisembaum estava falando com um familiar no telefone, no dia 7 de outubro, quando a ligação foi interrompida às 6h57.

Familiares acreditam que ele tenha sido sequestrado.  Como evidência, segundo a GloboNews, citaram para autoridades brasileiras um vídeo em que supostos integrantes do Hamas exibem pertences que seriam de israelenses sequestrados. Familiares de Nisembaum afirmaram ter identificado sua carteira nesse vídeo.  Ainda de acordo com o canal de notícias, o brasileiro tem duas filhas e cinco netos, em Israel.

O conflito entre o Hamas e Israel começou no dia 7 de outubro.  Segundo o Embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, o Itamaraty foi comunicado pela Interpol no domingo (22) sobre o desaparecimento de Nisembaum, mas não há mais detalhes sobre o caso. Ainda segundo o Itamaraty, ele tem dupla cidadania e é o único brasileiro que o governo trata como desaparecido, no momento.

Com ele, a contagem oficial do governo brasileiro é a seguinte:

3 brasileiros mortos em Israel: Ranani Glazer, Bruna Valenu e Karla Stelzer;

3 israelenses com ascendência brasileira mortos em Israel: Gabriel Yishay Barel, Celeste Fishbein e um terceiro sem identificação

Voltando em Paz

O  oitavo voo de repatriação de brasileiros procedentes de Israel chegou ao Brasil na madrugada de segunda-feira (23). A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou às 4h no Rio de Janeiro). Ao todo, 209 brasileiros que estavam em áreas de conflito, além de nove animais de estimação, deixaram Tel Aviv, capital de Israel.

Voo da Força Aérea Brasileira (FAB), com brasileiros repatriados, pousa na Base Aérea do Galeão. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

De acordo com o último balanço do governo federal, desde 10 de outubro, 1.410 brasileiros, três bolivianas e mais de 50 animais domésticos foram transportados do território israelense para o Brasil. Outra aeronave, um VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República, está no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para resgatar brasileiros.

No último domingo (22), o Ministério das Relações Exteriores informou, em nota, que, tendo em conta as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv, não estão previstos voos adicionais para brasileiros em Israel.

Ainda segundo o Itamaraty, há um grupo de 30 brasileiros e familiares diretos que aguardam retirada da Faixa de Gaza, abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito. “O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém permanente contato com eles”, informou o Itamaraty, em nota.

 

Com G1 e Agência Brasil

COMPARTILHE