Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Uma parceria que dá samba e educação nas escolas da rede municipal de Niterói

COMPARTILHE

Escolas de samba vão realizar oficinas para alunos de unidades da rede pública, prevê edital da Prefeitura
raissaviradouro
Raissa, ex-rainha de bateria da Viradouro, será madrinha do projeto. Foto reprodução da internet

O samba e a rede municipal de educação de Niterói vão se unir. A Prefeitura anunciou que lançará no próximo dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, o Edital Escolas de Samba e Educação, em parceria com as agremiações do município.

Pela proposta, profissionais das escolas de samba darão cursos e apoio aos projetos desenvolvidos pelas unidades da rede municipal de educação. O objetivo é incluir no currículo escolar do município a história africana e a cultura afro-brasileira. O projeto é uma iniciativa do Vice-Prefeito, Paulo Bagueira, e das Secretarias de Educação, Participação Social, Culturas e Assuntos Estratégicos.

Segundo a Prefeitura, serão promovidas experiências educativas como oficinas, rodas de conversas e outras atividades partindo da compreensão do samba – dança e ritmo – como uma das manifestações mais significativas da afro-brasilidade.

Estão previstas oficinas de musicalização e dança, leitura, interpretação e composição de sambas, figurinos (fantasias) e adereços, escolinha de mestre-sala e porta-bandeira, rodas de conversas com carnavalescos, diretores de harmonia e ritmistas, rodas de conversa com historiadores sobre o samba, além de atividades sobre o uso da matemática no samba, como as batidas dos instrumentos e a contagem do tempo.

As escolas da rede municipal também deverão desenvolver projetos com os alunos que abordem a história da África e a cultura afro-brasileira relacionando-as com o samba.

Ex-rainha de bateria da Viradouro,  Raissa Machado, foi convidada a ser voluntária no projeto, graças ao seu envolvimento e paixão pelo samba.

– Entro nesse projeto com o coração. Desde que fui convidada para ser voluntária eu me entusiasmei com a ideia. O samba é uma expressão que vai aproximar os alunos da arte e da história – declarou Raissa.

 

COMPARTILHE