Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Uma em cada quatro pessoas com comorbidades está com a 2ª dose atrasada em Niterói

COMPARTILHE

De toda a população apta à D2 contra a Covid, grupo dos pacientes crônicos é o que menos retornou aos postos da cidade
Vacinação continua para todas as idades. Foto- Prefeitura de Niterói
Vacinação continua para todas as idades. Foto: Prefeitura de Niterói

Diante do avanço da variante Delta no estado, ampliar a cobertura da vacina, especialmente da segunda dose, torna-se urgente. Mas os municípios ainda esbarram na dificuldade de atrair pessoas de volta aos postos para concluir a imunização. Em Niterói, o grupo com maior quantidade de pessoas que não retornaram aos postos é o das comorbidades. Gráficos da Prefeitura mostram que 25% das pessoas com doenças crônicas aptas à D2 ainda estão totalmente vacinadas.

Segundo a última atualização do gráfico de vacinados por grupos, publicada em 25 de agosto, 23.423 pessoas com comorbidades já tomaram a segunda dose da vacina. Mas esse número deveria ser maior, uma vez que exatos três meses antes, em 25 de maio, 31.351 haviam recebido a primeira dose. Considerando que as vacinas disponíveis em maio eram Pfizer e AstraZeneca, cujo intevalo máximo é de 12 semanas entre aplicações, é possível estimar que 7.925 já deveriam ter tomado a D2 e não o fizeram.

Ou seja, um em cada quatro pacientes crônicos da cidade, que fazem parte do grupo de risco da Covid, está apenas “meio vacinado” e, portanto, segue vulnerável contra a doença, num momento de alta transmissibilidade do vírus.

Além do grupo das comorbidades, os gráficos mostram que mais de 4 mil idosos aptos à segunda dose ainda não retornaram aos postos de Niterói, como o A Seguir: Niterói mostrou nesta segunda-feira. Já os trabalhadores da Saúde, outro segmento que também já vinham sendo amplamente vacinado há três meses, aparecem com alta proporção de imunizados com as duas doses: 98,7% dos que receberam a D1 em maio já estão completamente vacinados.

COMPARTILHE