Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Uma celebração de quem nos deu a vida

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A cantora, compositora, atriz e diretora Germana Guilhermme lança música e videoclipe para a sua mãe, que faz 80 anos no domingo (5): “É uma homenagem em vida”
mãe germana
Parte do clipe foi gravado em Fortaleza, onde sua mãe mora. Foto: Divulgação

Aceitar a imperfeição e celebrar a humanidade que só uma mãe é capaz de carregar no peito foram o que inspiraram a artista cearense de 58 anos, radicada no Rio de Janeiro, Germana Guilhermme. Cantora, compositora, atriz e diretora, Germana passou mais da metade da sua vida em Niterói. Hoje ela entrega ao seu público suas histórias em forma de canções e videoclipes. Em entrevista ao A Seguir, ela fala um pouco do processo criativo da canção:

– O ponto de partida foi uma sessão de terapia em que eu curei alguma coisa que eu não sei o que é. Sei que fui capaz de aceitá-la como uma mulher imperfeita, com suas questões e que deu o melhor que tinha. É uma mulher que disse “SIM ” e só por isso estou aqui, viva. A mãe como corpo, como principal instrumento principal da vida. Me senti tão plena com isso que finalmente consegui deixar de idealizá-la. Olho para ela com muito afeto, muita empatia e gratidão.

Leia mais: NITERÓI 450 ANOS: Veja a programação de shows do aniversário da cidade

A cantora conta que há pouco mais de um ano ela perdia seu pai. Após o susto e um longo processo terapêutico, ela só pensava em eternizar sua mãe de alguma forma. Foi quando decidiu desdobrar esse desejo também em um conteúdo audiovisual:

– Como naquele momento não tinha condições de fazer um videoclipe caro, resolvi convocar a minha família, que é muito talentosa e de artistas, a fazerem comigo. O resultado é um trabalho muito bem cuidado nos detalhes, cheio de significados e com amor visivelmente transbordante – destaca.

A cantora e compositora Germana Guilhermme. Foto: Divulgação

Produção caseira

Todas as imagens e os planos foram feitos com celulares e depois montadas e editadas pela própria Germana. Os planos da sua mãe foram feitos de baixo para cima simbolizando a filha olhando para a mãe, sempre de forma mais destacada, para resgatar a sua origem. Já os planos de Germana foram feitos de cima para baixo, simbolizando a mãe olhando para a filha, sua descendência.

A canção “MÃE” foi composta por Germana Guilhermme e a produção musical é de sue filhe Azullllllll. O baixo é do seu filho Gabriel Luz. A filmagem e montagem do
videoclipe também foi toda feita em família. O clipe foi filmado em duas locações. As imagens de Germana foram feitas por Azullllllll, no Parque Lage, no Rio de Janeiro e as imagens de sua mãe foram produzidas pelo seu irmão Danilo Guilherme e sua cunhada Roberta Shaya em Fortaleza (CE), onde sua mãe mora.

A voz da sua mãe também está na produção musical. A ideia surgiu quando Germana compôs essa música inspirada numa canção de ninar que sua mãe cantava
para ela e seus irmãos, acalanto que Germana também cantou para ninar seus filhos.

– Eu mandei uma mensagem para minha mãe por WhatsApp inventando que tinha
esquecido aquela cantiga – conta.

Foi quando sua mãe respondeu por mensagem cantando e, assim, sua voz foi usada na gravação do single.

– Ela quase não acreditou quando ouviu, ficou muito surpresa e feliz – completa Germana.

O figurino é de Silvania de Deus, estilista também cearense. As roupas da mãe e da filha são da mesma cor, só com modelos diferentes, representando o mesmo sistema familiar, mas sem deixar de preservar a identidade e personalidade de cada uma.

Parte do clipe foi filmado no Parque Lage, no Rio. Foto: Divulgação

– Neste domingo, 5 de novembro, ela faz 80 anos. É uma homenagem em vida. E uma forma também de honrar todas essas mulheres que disseram “sim” e por isso estamos aqui – conclui.

Para escutar o single “Mãe”, acesse: https://ada.lnk.to/Mae

O clipe pode ser visto no link: https://www.youtube.com/watch?v=kxfiDl7E1sQ

COMPARTILHE