Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Um salto na produção de vacinas: Fiocruz vai fabricar princípio ativo da AstraZeneca

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Agência de Vigilância Sanitária autorizou a produção do insumo farmacêutico no país e fabricação será 100% nacional no segundo semestre
Vacinas AstraZeneca são produzidas pela Fiocruz. Foto- Divulgação
Linha de produção da AstraZeneca. Foto: Divulgação Fiocruz
A Anvisa autorizou a Fiocruz a produzir o Insumo Farmacêutico Biológico (IFA) da vacina Oxford/AstraZeneca, no Brasil. Um passo importante para a fabricação 100% nacional do imunizante já no segundo semestre. A demora na entrega do princípio ativo tem sido um dos problemas para o atraso na 3ntrega de vacinas tanto da Fiocruz, como do Butantan.
 
A autorização é um desdobramento da parceria firmada entre a AstraZeneca, dona da tecnologia, e o instituto Bio-Manguinhos. Com isso, a transferência de tecnologia se completa, e a fundação ganha total autonomia na produção da vacina contra a covid-19. A produção de um lote-comercial piloto vai ser destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Após testes, a Fiocruz vai pedir à Anvisa o registro ou uma autorização para uso emergencial da vacina.
 
Esta semana, recebeu representantes da Anvisa visitaram a Anvisa para verificar as condições técnico-operacionais da planta industrial onde será produzido o IFA nacional para a vacina. “A aprovação técnica veio após a inspeção que verificou as Boas Práticas de Fabricação da linha de produção e concluiu que Bio-Manguinhos cumpre os requisitos das Condições Técnico-Operacionais (CTO) para iniciar a produção de lotes”, informou a Anvisa, em comunicado.
 
Fiocruz prevê entregar 100 milhões de doses até o fim de julho
 
Nesta sexta-feira (30), a Fiocruz fez a sua maior entrega da vacina Oxford/AstraZeneca. Foram 6,5 milhões de doses destinadas ao Programa Nacional de Imunização. Ao todo, Biomanguinhos já produziu e repassou ao governo federal 26,5 milhões de doses de imunizantes contra a covid-19. Foram 19,7 milhões apenas em abril, superando em um milhão de doses a previsão original.
Para maio, a previsão é fornecer outros 21,5 milhões de doses. Com a chegada de um novo lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) no último sábado, a fundação tem matéria prima suficiente para a produção de imunizantes até o início de junho. Para esse mês, está prevista a entrega de 34,2 milhões de doses.
 
Se não houver imprevistos, a Fiocruz espera cumprir o cronograma inicial e entregar 100 milhões de doses até o fim de julho. “Já estamos produzindo um milhão de doses por dia”, afirmou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

COMPARTILHE