2 de maio

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

Um Gol de Letra: Thiago Vivas transforma amor pelo Fluminense em literatura

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Livro do cronista será lançado em Niterói no dia 8 de maio às 19h30 no colégio Salesiano da Região Oceânica
WhatsApp Image 2025-05-02 at 12.46.42
Livro “O Dia Que Nasceu Muitos Anos Atrás”, do cronista Thiago Vivas fala sobre pertencimento ao clube.Foto: Reprodução/Internet

Construído no formato de crônica biográfica, o livro “O Dia Que Nasceu Muitos Anos Atrás”, do cronista Thiago Vivas, tem como ponto de partida em sua nova obra o dia 4 de novembro de 2023 — data que o autor define como o melhor dia da sua vida, com a conquista do Fluminense na Libertadores.

Leia mais: Tarifa reduzida do estacionamento rotativo entra em vigor novas regras em Niterói

Para o autor, futebol nunca foi apenas um esporte. Era reunião de domingo, era a lágrima compartilhada, era abraço apertado após o gol. Era, acima de tudo, pertencimento.

O livro será lançado na próxima quinta-feira, 8 de maio, a partir das 19h30 no colégio Salesiano da Região Oceânica, em Niterói. No dia 10, a obra chega a sede do Fluminense, em seu clube, em Laranjeiras.

Vivas escreve crônicas desde os 14 anos e encontrou na literatura a forma ideal de eternizar a trajetória do pai:

“Foi um presente para ele num ano difícil que ele viveu. É uma
forma de homenagem.” conta.

O livro se apoia no Fluminense como elemento estruturante da vida familiar, que se sobrepõe a um registro de partidas e conquistas.

Para Thiago, o Fluminense não é apenas um clube, mas a própria identidade da família Vivas. “

A narrativa do livro logo se transfere para o verdadeiro protagonista: seu pai, torcedor apaixonado que, ao completar 50 anos em 2024, recebeu o livro como surpresa de Natal.

“O Dia Que Nasceu Muitos Anos Atrás” é o retrato desse amor vivido em coro, em formato de presente para seu pai, mas que, ao adentrar na história, se torna também um presente para todos os que entendem que há famílias em que a paixão por um clube não é herança: é o próprio DNA.

Sobre o autor

Thiago Vivas é cronista desde a adolescência e carrega a escrita como extensão de sua sensibilidade e olhar para o cotidiano.

No seu livro de estreia, une paixão, memória e afeto em uma obra que dialoga com torcedores, famílias e todos que encontram no futebol algo
maior que o próprio jogo.

COMPARTILHE