COMPARTILHE
Shows musicais, rodízio de chope, festas, festivais gastronômicos. Toda a semana, é intensa a programação nas cervejarias da cidade. Atualmente, sete marcas ostentam o selo Niterói Cervejeiro, concedido pela Prefeitura. Trata-se de uma certificação que atesta boas práticas em diferentes segmentos – de atenção ao meio ambiente e sustentabilidade passando por questões culturais e de apoio à comunidade do entorno da empresa.
Juntas, essas marcas formam um circuito cervejeiro repleto de atrações. De Jurujuba a Itaipu, passando pelo Cafubá, além do Centro e Jardim Icaraí, um roteiro com as marcas de Niterói que têm a certificação leva a um passeio por vários pontos da cidade.
A Seguir convida a fazer esse beer tour e ficar por dentro de deliciosas dicas de programação na cidade.
Esse beer tour começa pela Malteca, com sede em Jurujuba, que acabou de receber o selo. Inaugurada em 2020, funciona em uma antiga fábrica de sardinha que pertencia à família de um dos sócios. No espaço, além da cervejaria propriamente dita, funciona o taproom da marca, com dez torneiras de chope. Dentre eles, um dos destaques, neste mês de julho, é o Quentão, inspirado na tradicional bebida típica das festas juninas.
É uma Space Ale, feita a partir de uma base experimental, que recebeu um extrato artesanal de canela e gengibre. Um aroma de cravo, “produzido” pela levedura usada envolve a bebida. Tem 4,6% de teor alcoólico e 17 de amargor.
Para petiscar algumas opções são pastel, croquete e dadinho de tapioca. O público também é atendido na loja, bem na entrada da cervejaria.
É possível fazer um tour guiado pela fábrica, aos sábados, a cada 15 dias. Para isso, é preciso agendamento enviando mensagem pelo perfil do Instagram da marca: @maltecacervejaria
Malteca – Avenida Carlos Ermelindo Marins, 926, Jurujuba
De terça a sexta-feira, das 10h30 às 17h30; sábados até às 14h30.
Telefone: 21.36023547
De Jurujuba, seguimos para o Cafubá, onde fica a Masterpiece. Inaugurada em 2019, ocupa um terreno de 400 metros quadrados. No local também funcionam fábrica e bar.
Toda a semana tem uma programação de shows de rock por lá. Quarta e quinta-feira tem rodízio de chope. O taproom tem, ao todo, 21 torneiras. Neste mês de julho, está plugado um chope também inspirado no Quentão.
É a Amber Junina, feita a partir de uma base de Amber Ale blendada com uma infusão de conhaque, cravo e canela. O resultado é uma cerveja com 5.2% de teor alcoólico e 28 de amargor, com leve caráter maltado, que remete a biscoito; aroma principal de canela, seguido do cravo; com aquecimento alcoólico e alta carbonatação.
Dentre as opções de comida estão dois tipos de linguiça e quatro versões de hambúrgueres.
Masterpiece – Rua Ary Gomes da Silva, 43, no Cafubá.
Quarta e quinta, das 18h à 0h; sexta, das 19h à 1h; sábado, das 19h às 2h.
Telefone: 21.34924036
Do Cafubá, seguindo em direção a Itaipu, a próxima parada do beer tour é na Noi, primeira cervejaria de Niterói. Inaugurada em 2011, a fábrica exibe, na frente do prédio, seis tanques fermentadores com capacidade total de 56 mil litros. Porém, no total, a cervejaria tem 26 tanques que somam 188,5 mil litros.
No mesmo prédio da fábrica funciona um restaurante que, ao longo do mês de julho, tem como atração um festival de inverno com cardápio especial de risotos e massas.
No local, 15 torneiras, sendo uma exclusiva para gin tônica – a Noi fabrica o gin artesanal Ion. Dentre os chopes, os campeões de venda, os Pilsens Oro e Bionda não podem faltar.
Noi – Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1964, Itaipu
O restaurante funciona diariamente das 11h30 às 23h
Telefone: 21. 27093939
Ainda na direção de Itaipu, mas do outro lado da calçada onde está a Noi, a cerca de 400 metros de distância, fica a próxima parada, a cervejaria Máfia.
É a segunda cervejaria instalada em Niterói. Acabou de completar seis anos. Desde 2021, atua em joint operation com a Masterpiece. Sua fábrica fica totalmente aparente para o público.
No segundo andar do prédio onde está instalada a cervejaria funciona o bar, também com uma programação semanal de shows de jazz, blues, country e folk.
Terça e quarta-feira são dias com opção de rodízio de chope. O bar tem 21 torneiras de chope, sendo o Capitol (American Strong Pale Ale) o mais tradicional da marca. O cardápio ainda oferece vários tipos de drinks. Para comer, petiscos como Balls de costela; sanduíches como pão com linguiça, refeição como Escondidinho de baroa com camarão e ainda pizzas e sobremesas.
Máfia – Estrada Francisco da Cruz Nunes, 9777, Itaipu
Terça e quarta, das 18h à 0h; quinta e sexta, das 18h à 1h; sábado, das 16h à 1h.
Telefone: 21.990545845
Centro
De Itaipu, vamos para o Centro da cidade. Fica na Vila Cervejeira duas marcas ciganas (que não têm fábrica própria), detentoras do selo Niterói Cervejeiro: Matisse e BrewLab.
Os chopes da Matisse estão disponíveis no bar da marca, o Les Fauves. É o único taproom da Vila, até o momento, que tem dois andares. Com 140 m2, é todo refrigerado. Porém, mesas e cadeiras ao ar livre também estarão a postos. No cardápio, opções de petiscos como pão de queijo, bolinho de jiló ou feijoada e refeições como Cassoulet, a feijoada francesa.
Apesar das 20 opções de chopes, dois sucos chamam a atenção porque são feitos com as polpas de frutas usadas em dois rótulos da marca. A grumixama é adicionada na Espectros, que tem por base uma Belgian Blonde Ale. Já a uvaia é ingrediente da Saboya, uma Catharina Sour.
Na BrewLab, o clima de descontração é dado, de cara, pelas cadeirinhas de praia espalhadas na frente do taproom. O cardápio tem como característica a defumação feita em carnes como costela, frango ou peixe, usadas em preparações como croquetes, hambúrgueres ou em dobradinha com batata frita. A maionese também é caseira.
Dentre as opções de chope, um destaque é “A Volta dos que não foram”, uma Black American Barley Wine (8,5% de teor alcoólico e 80 IBU), um dos mais recentes lançamentos da marca.
A BrewLab já foi brewpub, ou seja, funcionava uma fábrica junto com o taproom. Mas os equipamentos foram vendidos. Porém, eles estão voltando e, com eles, vão começar a voltar as produções no local. Lá também passou a funcionar uma loja de insumos cervejeiros.
Na Vila, a maior parte das atrações é feita de forma coletiva. Durante o mês de julho, por exemplo, acontece o Festival de Inverno quando cada taproom oferece um prato diferente dentro “do tema”, além do cardápio da casa.
No Matisse Les Fauves a opção é Pho Vietnamita e Blanquette; na BrewLab, Arroz de Lula defumada e Costela defumada com aipim manteiga.
Também estão na vila as marcas Bitta Bier (Caldo de aipim com camarão), Deade Dog (Coxinha afogada) e Fractal (Trio de caldos: bobó, feijão e baroa com carne seca). Juntas, somam cerca de 50 torneiras de chope.
Por lá, tem show de rock todos os sábados, a partir das 18h. Também sempre tem pula-pula grátis para a garotada.
Na BrewLab, às sextas-feiras também tem música, do samba ao jazz.
Vila Cervejeira – Rua Heitor Carrilho, 250, no Centro
Sexta-feira, das 18h à oh; sábado, das 15h à 0h
O Matisse Les Fauves também abre quinta-feira, das 18h às 23h
Do centro, a última parada desse beer tour fica no Jardim Icaraí, onde está a também cigana Araribóia. A marca ocupa o espaço que já abrigou o Jardim Cervejeiro.
No local funciona, além do taproom, uma churrascaria e uma loja de insumos cervejeiros, a malteria Araribóia. Churrasco e frango na brasa rola nos fins de semana. Petiscos como bolinhos, a semana toda. Costuma ter promoção de chope Pilsen na happy hour.
Araribóia – Rua Ministro Otávio Kelly, 174, Jardim Icaraí
Terça a sexta, a partir das 17h; sábados e domingos, a partir das 11h.
Telefone: 21.26111576
COMPARTILHE