Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

UFF voltará a fazer testagem de Covid no modelo drive-thru para moradores de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Vacinas contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos chegam ao Brasil dia 13 de janeiro
Testagem Covid - FOTO Berg Silva
A testagem no modelo drive-thru volta a ser realizada a partir do dia 10 de janeiro. Foto: Divulgação / Berg Silva

Na próxima segunda-feira (10) será retomada a testagem para Covid-19 no modelo drive-thru pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O serviço será realizado no Campus da UFF do Gragoatá, com testes rápidos por antígeno. Além dos carros, pedestres também serão atendidos.

Outra medida tomada pela prefeitura que começa na próxima semana é a ampliação do  horário para a realização de testes, na rede municipal de saúde. O serviço passará a ser oferecido das 08h às 17h, com entrada até às 16h. As unidades de urgência e emergência testam somente os pacientes com indicação de internação e gestantes com sintomas respiratórios.

Longas filas, escassez de testes e confusão para vacinar em posto do Vital Brazil

Em nota, a prefeitura de Niterói justificou a medida por conta do aumento de casos da doença, na cidade. Informa, porém, que não houve aumento nas internações e segue na terceira semana consecutiva sem óbitos.

A prefeitura informou também que a Secretaria Municipal de Saúde ampliará a oferta dos testes para crianças e adultos com sintomas respiratórios do primeiro ao oitavo dia do início dos sintomas e também para pessoas que tiveram contato com o caso positivo, com ou sem sintomas.

Na rede municipal, testes rápidos de antígeno para Covid-19 podem ser feitos nas Policlínicas, Unidades Básicas e unidades do Programa Médico de Família. Já o teste swab para RT PCR é realizado nas 8 Policlínicas Regionais e na Unidade Básica Centro.

Ainda de acordo com a prefeitura, também a partir da próxima, está previsto reforço no serviço de telemonitoramento principalmente para o acompanhamento de idosos, gestantes e crianças com menos de 11 anos.

Vacinação infantil

O governo federal anunciou hoje (5) a inclusão de crianças de 5 a 11 anos no plano de operacionalização de vacinação contra a Covid-19. As primeiras doses de vacinas contra a doença destinadas a essas faixas etárias deverão chegar ao Brasil no dia 13 de janeiro. Está prevista uma remessa de 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer – o único aprovado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No primeiro trimestre de 2022, a previsão é a chegada ao país de 20 milhões de doses pediátricas destinadas a este público-alvo, que é de cerca de 20,5 milhões de crianças. O Ministério da Saúde receberá, ainda em janeiro, um lote de 3,74 milhões de doses de vacina.

O esquema vacinal será com duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. O tempo é superior ao previsto na bula da vacina da Pfizer. Na indicação da marca, as duas doses do imunizante poderiam ser aplicadas com três semanas de diferença.

Segundo o Ministério da Saúde, será preciso que a criança vá se vacinar acompanhada dos pais ou responsáveis ou leve uma autorização por escrito.

O Ministério também recomendará uma ordem de prioridade, privilegiando pessoas com comorbidades e com deficiências permanentes; indígenas e quilombolas; crianças que vivem com pessoas com riscos de evoluir para quadros graves da covid-19; e em seguida crianças sem comorbidades.

Mês de dezembro apresentou aumento de casos

A última atualização do painel Covid de Niterói é de 30 de dezembro. Segundo ele, nas últimas semanas de 2021 é possível observar um aumento de casos. No começo do mês, houve registro de 35 casos; na semana seguinte, já havia mais 48 registros, depois 68, e depois 71. Na última contagem, há uma queda brusca no registro: 12 casos, o que não necessariamente significa menos contágio, uma vez que a tendência do mês foi de aumento.

Dezembro apresentou tendência de crescente de casos. Imagem do Painel Covid Niterói.

Leia mais: Niterói inicia aplicação da quarta dose contra Covid em imunossuprimidos

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE