Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

UFF estreia peça sobre vida e obra de Jandira Martini

Por Livia Figueiredo
| aseguirniterou@gmail.com

COMPARTILHE

Com direção de Marcos Caruso, peça aborda as lembranças de Santos – sua terra natal – descobertas da infância, momentos dramáticos e uma vida inteira dedicada ao teatro
isabel teixeira
Isabel Teixeira é Jandira Martini em “Jandira- em busca do bonde perdido”. Foto: Divulgação

O monólogo JANDIRA – em busca do bonde perdido”, que fala sobre a amizade de longa data entre Marcos Caruso e Jandira Martini, chega ao Teatro da UFF neste sábado (13) e domingo (14). Com texto da própria Jandira, falecida em janeiro deste ano, a peça é inspirada em sua jornada pessoal e dedicação ao teatro e a televisão e integra o festival de monólogos “Solos em Cena“, do Centro de Artes UFF.

A direção é de Marcos Caruso e quem conduz o monólogo é Isabel Teixeira, um dos nomes mais importantes do teatro paulistano. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Guichê Web ou na bilheteria do Centro de Artes UFF.

Leia mais: PL do ‘carro da multa’ retirado de tramitação da Câmara de Niterói

A peça convida o público a um passeio pelas memórias mais marcantes de Jandira através de um texto mais direto e coloquial. A narrativa é permeada de lembranças de Santos – sua terra natal – e seus blocos carnavalescos da cidade, além das descobertas da infância, momentos dramáticos e a vida inteira dedicada ao teatro.

– É uma corajosa exposição. Uma improvável abertura de sentimentos de uma das pessoas mais fechadas que conheci. Uma peça que fala de uma dor de todos nós, com um grau elevado de bom humor e poesia. O convite da Mesa2 e dos filhos de Jandira Martini me permite continuar ao lado dela num ciclo iniciado em 1984 que resultou em muitas peças de teatro, roteiros de cinema, novelas e séries para TV. Uma escrita vitoriosa. Um grande acerto foi convidar Bel Teixeira. Bel respira e transpira Teatro. Bel é Jandira – celebra o diretor da peça, Marcos Caruso.

Em seus momentos mais difíceis, a personagem/narradora busca socorro nas palavras e pensamentos de Molière, Machado de Assis, Oscar Wilde, Shakespeare e outras referências da literatura sua grande paixão.

Sinopse:

Um diagnóstico inesperado desencadeia o maior dos dramas humanos, que a todos iguala: a tomada de consciência da finitude, da fragilidade humana e do inevitável confronto com a morte. Mas, se o tema é transitoriedade e vulnerabilidade, para além disso há uma narrativa de paixão pelo próprio ofício, pelas pessoas, vivências e, sobretudo, uma declaração de amor à vida.

Serviço:

Datas: 13 e 14 de julho
Horário: Sábado às 20h; Domingo às 19h
Local: Teatro da UFF
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 70 (Inteira) / R$ 35 (Meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa: 12 anos

COMPARTILHE