Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Hospital Antônio Pedro será ampliado com cessão de terreno da Previdência para a UFF

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Uma proposta discutida foi a criação, em terreno do INSS, de uma nova unidade do Hospital Antônio Pedro focada na atenção à saúde pós-Covid.
UFF será afetada por novo corte oçamentário. Foto: Divulgação/UFF
A expectativa é que o acordo seja assinado dentro de um mês. Foto: arquivo A Seguir Niterói

Um terreno do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Niterói, comprado pela Universidade Federal e nunca quitado, se tornou uma dor de cabeça financeira para a UFF. Pois ele pode vir a abrigar uma nova unidade do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) focada na atenção à saúde pós-Covid.

Um acordo neste sentido está previsto para ser assinado dentro de um mês. As primeiras negociações foram feitas nesta quinta-feira (23), quando o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, recebeu em seu gabinete o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Leia mais: Niterói no mapa da riqueza: município é o quinto mais rico do país, segundo FGV

Além da busca de uma solução para o terreno, o encontro teve como objetivo esboçar parcerias e cooperações entre as instituições.

A UFF adquiriu o terreno do INSS, próximo ao HUAP, por meio de uma escritura de promessa de compra e venda parcelada, “muitos anos atrás, quando havia recursos disponíveis”. De acordo com o reitor, devido à grave crise orçamentária enfrentada pelas universidades públicas e pelo país, a instituição conseguiu fazer apenas os primeiros pagamentos. Nos últimos anos, a UFF vinha tentando negociar a dívida junto ao INSS.

– Esta foi uma conversa que tivemos muita dificuldade de travar nos últimos quatro anos. Porém, logo no início desse nosso segundo mandato e o do novo Governo, foi deflagrada uma negociação com a presença do próprio ministro, que anunciou  que nós vamos encontrar a solução para essa questão por meio de parcerias que contribuam para o povo brasileiro – afirmou o reitor.

A proposta a que se chegou foi a de ampliar o estacionamento já existente no terreno para os profissionais do HUAP e criar uma segunda unidade focada na atenção à saúde pós-Covid. Essa nova unidade terá um olhar central para o tratamento de doenças crônicas e reabilitação, com um enfoque especial nos cuidados intermediários, que se tornaram ainda mais relevantes no atual cenário de saúde.

– Eu penso que o papel da previdência é ser previdente, como diz a palavra. Em vez de deixar o terreno apenas como um estacionamento, que tem uma utilidade, mas que não é uma utilidade principia de um terreno próprio da União. O INSS é um órgão público do Governo Federal e, é claro, temos que cumprir todas as burocracias necessárias. No entanto, quero manifestar aqui o meu desejo, que é também uma orientação que estou dando, para agilizar esse processo. Queremos ver a ampliação do Hospital Antônio Pedro, que é uma referência para todo o estado do Rio de Janeiro – disse o ministro Carlos Lupi.

Segundo ele, outros convênios com a UFF estão nos planos para serem firmados com o objetivo da universidade oferecer cursos de capacitação para os servidores do INSS que ajudem a “resolver o problema das filas” de atendimentos.

Nem a UFF nem o ministério informaram o montante da dívida nem detalhes sobre o terreno.

 

Com Agência UFF

 

COMPARTILHE