2 de abril

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro tem novo presidente

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O desembargador Peterson Barroso Simão (D) é o novo presidente do TRE-RJ. Ele já foi juiz titular das zonas eleitorais de Niterói, onde mora
PossePetersoneClaudio_PLONE
Peterson Barroso Simão (D) e Claudio de Mello Tavares tomam posse como presidente e vice do TRE-RJ. Foto: Divulgação

O desembargador Peterson Barroso Simão é o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Ele foi eleito, por aclamação, em sessão solene realizada na quarta-feira (26), no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Leia mais: Niterói tem exposição sobre horrores da ditadura, nos 60 anos do golpe militar

Nascido em Santo Antônio de Pádua, se mudou para Niterói ainda criança. Mora atualmente na Região Oceânica da cidade. Defensor público por 10 anos e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Itaboraí na década de 1980, Peterson é formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Desde dezembro de 2023, era vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE.

Como juiz de Direito, atuou nas comarcas de Petrópolis, Nilópolis, Cachoeiras de Macacu, Resende, Teresópolis e Niterói. Na Justiça Eleitoral, foi juiz titular das antigas 114ª ZE e 142ª ZE, atualmente 71ª ZE e 72ª ZE, ambas em Niterói. Por dois mandatos, presidiu a Regional da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) em Niterói.

Peterson foi o relator do julgamento do governador Claudio Castro e o vice Thiago Pampolha. Seu parecer foi pela cassação do mandato de ambos e pela inelegibilidade de Castro. O TRE-RJ, porém, absolveu os dois por 4 votos a 3.

– A nossa missão no TRE-RJ é trabalhar por eleições com lisura, um evento popular de paz, com resultados corretos que venham a eleger representantes que cumpram as leis eleitorais – declarou o novo presidente da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro, após tomar posse no cargo.

Na mesma solenidade, o desembargador Claudio de Mello Tavares tomou posse como membro do TRE-RJ e assumiu a Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral.

Ele é desembargador do TJ desde 1998 e presidiu o tribunal entre 2019 e 2020, onde também já tinha sido corregedor-geral de Justiça. É autor do livro  “Impeachment de Governador de Estado: a formação do Tribunal Misto”, de 2024, em coautoria com o juiz Fábio Ribeiro Porto.

– Defenderemos com rigor o direito do povo de escolher seus representantes sem que forças paralelas interfiram na sua decisão. Nem o tráfico, nem a milícia, nem qualquer forma de organização criminosa obscura pode e deve sequestrar a vontade do cidadão. O voto pertence ao eleitor e somente a ele – declarou o novo corregedor regional eleitoral.

COMPARTILHE