COMPARTILHE
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) alerta sobre falsas convocações de mesários para o 2º turno das eleições municipais. Essas mensagens, enviadas por e-mail e por WhatsApp buscam capturar dados pessoais em tentativas de golpe.
Leia mais: Não votou no primeiro turno das eleições? Saiba como justificar
Somente eleitores de Niterói e Petrópolis, cidades onde haverá 2º turno, podem ser convocados para trabalhar neste momento.
Caso receba uma mensagem suspeita, o TRE-RJ orienta a não clicar no link e buscar informações nos canais oficiais, como o site do Tribunal ou o Disque TRE-RJ, pelo telefone (21) 3436-9000. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. As pessoas convocadas ainda podem fazer contato diretamente com as zonas eleitorais.
Conhecida como phishing, a prática usa links maliciosos e conteúdos alarmantes para roubar dados das vítimas, como ocorre no e-mail fraudulento que menciona altas multas para quem não solicitar dispensa. Para capturar os dados das vítimas, a mensagem tenta fazer o eleitor crer que será direcionado ao site do TSE. Ao clicar no link, contudo, a pessoa é levada a um site falso, onde pode ser induzida a fornecer informações pessoais e dados sensíveis.
Fonte: TRE-RJ
COMPARTILHE