Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Trabalhadores reivindicam volta do Niterói Presente

COMPARTILHE

Fórum Intersindical do Leste Fluminense envia nota de repúdio ao governo do Estado sobre suspensão do Niterói Presente: “retrocesso”
Foto- Divulgação Sintronac
Foto: Divulgação Sintronac

O Fórum Intersindical do Leste Fluminense entregou na manhã desta quinta-feira (9), uma nota de repúdio contra a decisão do governador Cláudio Castro de suspender o convênio do programa Niterói Presente com a Prefeitura ao Conselho de Segurança de Niterói. O documento, subscrito por sindicatos que integram a entidade e representam 150 mil trabalhadores de vários setores produtivos, reivindica a imediata reativação do programa. De acordo com os representantes do Fórum, a politização da Segurança Pública é um retrocesso.

A nota foi protocolada durante reunião do conselho, que teve participação do tenente-coronel Marcelo Carmo, comandante do 12º BPM (Niterói), delegados das unidades da Polícia Civil, que têm base em Niterói, além de representantes da sociedade civil. Nela, as entidades classistas condenam a “politização da Segurança Pública” e afirmam que a integração das forças policiais e a Guarda Municipal é o único caminho para conter a violência urbana.

Além da diretoria do Fórum, o documento é assinado por sindicatos dos trabalhadores das seguintes áreas: edifícios, rodoviários, profissionais de apoio da Educação, metalúrgicos do setor de água e esgoto, frentistas do ramo naval, Engenharia, vestuário e segurança e meio-ambiente.

Confira a nota na íntegra:

“O Movimento Sindical organizado, aqui consignado pelo Fórum Intersindical do Leste Fluminense, na qualidade de representante de mais de 150 mil trabalhadores de diversas áreas produtivas, vem a público manifestar seu REPÚDIO à decisão do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Bomfim de Castro e Silva, de suspensão do convênio assinado com a Prefeitura de Niterói, que atendia à população na área de Segurança Pública através do programa denominado Niterói Presente.

O ato do Governo do Estado, sem justificativa, causou surpresa e estranheza à população niteroiense e aos moradores das cidades vizinhas: São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. Afinal, foram anos e anos de debates entre os cidadãos e as autoridades locais, além de estudos de especialistas em Segurança Pública, para a implantação do programa.

É preciso considerar, inclusive, que a integração entre as forças de segurança sempre se mostrou a medida mais eficaz no controle da criminalidade e, para sustentar essa afirmação, basta tomarmos o exemplo dos grandes eventos ocorridos em nosso estado, como os Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa do Mundo de 2014.

A politização da Segurança Pública, ao contrário, revelou-se desastrosa e altamente perigosa, pois, em seu próprio ato, desconsidera o profissionalismo de nossos agentes públicos e impõe interesses nem sempre coadunados com a necessidade dos cidadãos. Pois é notório que a ativação do Niterói Presente reduziu significativamente os altos índices de violência que assolava a cidade, em uma escala tal, que o programa obteve o reconhecimento de governos anteriores ao do atual mandatário do Estado e ainda de outras unidades da Federação.

Portanto, esperamos que o governador seja capaz de reavaliar e voltar atrás dessa decisão. Basta ter bom senso e entendimento político para evitar um grave retrocesso na Segurança Pública desta valiosa cidade, considerada de vital importância para o fortalecimento do Rio de Janeiro.”

*Fórum Intersindical do Leste Fluminense, SEEN, Sintronac, Sindagua-RJ, Sinpospetro, Sindesnav, Sinticon, SSMA, Sindicato dos Metalúrgicos de SG, Niterói e Região, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Vestuários de SG e Região.

COMPARTILHE